16/01/2025 — 19:12
  (Horário de Brasília)

Atletas buzianos de jiu-jitsu participam de Campeonato Mundial no Rio de Janeiro

Equipe formada por jovens soma ótimos resultados e precisa de patrocinadores para seguir nas competições

Compartilhe

Três atletas buzianos apoiados pelo ONG Associação de Educação Para a Paz, sediada em Búzios e que atua no Bairro da Rasa, estão com participações confirmadas no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu.

A competição acontece dia 10 de agosto, no Rio de Janeiro, e é promovida pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Olímpico. Moradores do bairro instalado em uma das áreas mais vulneráveis da região, os atletas precisam de patrocinadores para seguir treinando e participando de competições em outras cidades.

“O projeto é sustentado pela ONG e, atualmente, não temos patrocínio. Contamos com recursos próprios não apenas para pagar o professor de jiu-jitsu, mas também para levar esses jovens atletas, que treinam conosco há três anos, para competições”, conta Violeta Caminos, presidente da associação. “Temos outros alunos prontos para competir, mas temos que limitar as participações por falta de apoio”, lamenta.

Fernanda Caeté Faria, de 13 anos (categoria infanto-juvenil), Ana Karoline Caeté Souza, de 16 (juvenil), e Enzo Costa, de 14 (infanto-juvenil) são treinados pelo professor do projeto social, André Igor Pereira de Brito, faixa preta e que soma títulos mundiais, pan-americanos, sul-americanos e brasileiros. E os discípulos seguem o mesmo caminho do mestre! Treinando na ONG desde que o esporte começou a ser oferecido por lá, em 2021, o trio participou de seis campeonatos, tendo Enzo trazido para casa quatro medalhas de ouro e duas de prata. Já Fernanda conquistou duas medalhas de ouro e três de bronze; e Ana Karoline, uma de ouro e duas de prata.

Sobre a ONG

Há oito anos a ONG Associação de Educação Para a Paz mantém projetos sociais no bairro da Rasa, em Búzios. Inicialmente voltada para a capacitação de mulheres, as ações foram ampliadas e há três anos atendem crianças e adolescentes nas áreas de educação e esportes – além do jiu-jitsu, há turmas de ballet, reforço escolar e alfabetização.

Para conhecer a ONG, basta acessar o site https://educacaoparapaz.org.br. Interessados em apoiar o projeto e seus atletas podem entrar em contato pelo número (22) 9-9807-6185.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo