15/01/2025 — 19:56
  (Horário de Brasília)

Atleta saquaremense assume liderança no mundial de surfe

João Chianca Chumbinho está na frente de grandes nomes consagrados, assim como Gabriel Medina e Filipe Toledo

Compartilhe

De Saquarema direto para o topo das águas Australianas! O campeonato de Surfe Rip Curl Pro Bells Beach teve início na quinta-feira (6), o mar baixou muito na sexta (7) e no sábado (8), mas retornou no Domingo (9) de Páscoa, em ondas desafiadoras de 3-6 pés no Bowl de Bells, classificando seis surfistas da seleção brasileira para as oitavas de final. O primeiro entre eles foi justamente o saquaremense João Chianca Chumbinho, que é o novo líder no ranking do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT).

“Não está fácil lá fora, então só fiquei focado na minha estratégia, de tentar pegar várias ondas”, disse João Chianca. “O bom é que a primeira que eu surfei foi muito boa e me deixou um pouco mais tranquilo. Eu fiz um treino antes de começar o campeonato e não consegui surfar quase nada. Então, na bateria queria pegar as melhores ondas que entravam na bancada e estou feliz que deu certo. Por outro lado, é difícil não pensar nos caras que podem não passar do corte. Eu vivi isso no ano passado e sei como é. Mas, é preciso separar essa parte emocional para fazer o meu trabalho, que era seguir em frente”.

O único que está na briga pela liderança é Filipe Toledo, enquanto Gabriel Medina e Yago Dora se aproximaram dos top-5. Michael Rodrigues ganhou o duelo brasileiro com Italo Ferreira e Tatiana Weston-Webb também avançou para as oitavas de final no domingo.

Com a passagem para as oitavas de final, João Chianca já ultrapassava a pontuação do líder do ranking, Jack Robinson, que recuperaria a primeira posição se também se classificasse. No entanto, ele foi derrotado pelo também australiano Javier Huxtable, que está participando do Rip Curl Pro Bells Beach por ter vencido a triagem. Com isso, Chumbinho já vai defender a primeira posição no ranking contra o sul-africano Matthew McGillivray, que barrou o brasileiro Samuel Pupo por uma pequena diferença de 11,77 a 11,60 pontos.

Mariana Carvalho
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo