Marcus Vinicius D’Almeida, arqueiro natural de Maricá, conquistou medalha de ouro na etapa de Xangai, na China, da Copa do Mundo de tiro com arco, neste domingo (21). Na final, D’Almeida venceu o sul-coreano e tricampeão olímpico, Oh Jin Hyek, por 6 a 4.
Essa é a segunda vez que D’Almeida leva a medalha de ouro numa etapa da Copa do Mundo, tendo também sido campeão na etapa de Paris em 2022. Na competição chinesa, o maricaense, carinhosamente conhecido como Marquinhos, foi o segundo colocado na classificação e venceu quatro concorrentes nas rodadas de eliminação, antes de avançar para as finais. A jornada dele incluiu uma vitória sobre Li Zhongyuan, da China, por 7 a 3 na semifinal da mesma manhã.
Na final do arco recurvo, D’Almeida começou com uma liderança de 4 a 0, mas perdeu dois sets consecutivos, deixando a partida empatada. A decisão apertada culminou com uma vitória de 28 a 26 no quinto set para D’Almeida, confirmando o título. No passado, na semifinal em Paris em 2022, o brasileiro também havia superado Oh Jin Hyek.
A próxima etapa do torneio será em Medellín, na Colômbia. A vitória de D’Almeida também garantiu sua vaga na final da Copa do Mundo 2023 no México, uma excelente recuperação depois de terminar na 11ª posição na primeira etapa do torneio em Antalya, na Turquia.
O triunfo de D’Almeida encerra a sequência de vitórias da Coreia do Sul nesta fase da Copa do Mundo. Até então, o país asiático havia ganho ouro em todas as outras quatro competições, exceto na individual masculina. D’Almeida alcançou a primeira posição no ranking mundial de tiro com arco em fevereiro de 2023, tornando-se o primeiro brasileiro a atingir esse patamar. Depois de conquistar a medalha de prata no Mundial de 2021, há grandes expectativas para sua participação no próximo Mundial em Berlim, na Alemanha, e sua classificação para sua terceira Olimpíada em Paris no próximo ano.
Antes desses eventos, o atleta de 25 anos vai competir pelo ouro nos Jogos Pan-Americanos em Santiago, no Chile, em outubro.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).