InícioRegião dos LagosArraial do CaboAtleta de Arraial do Cabo lança o romance “Surfista carioca”

Atleta de Arraial do Cabo lança o romance “Surfista carioca”

Éric Rébière publica livro ambientado no universo do surfe

Um jovem morador do subúrbio do Rio de Janeiro se lança no sonho de viver das ondas em “Surfista carioca”, romance de estreia de Éric Rébière, nascido em Arraial do Cabo e integrante da elite mundial de surfistas de ondas gigantes, o Nazaré Tow Challenge, único evento da modalidade organizado pela World Surf League. É a primeira vez que um atleta desse seleto grupo publica um livro de ficção ambientado no universo do surfe. Rébière, que já fez parte do World Championship Tour, disputado pelos 32 melhores surfistas do mundo, inspirou-se em sua vasta experiência no esporte e em histórias compartilhadas por amigos — entre eles, o bicampeão brasileiro Leonardo Neves, que faleceu em 2019 durante uma prova na praia de Itaúna, em Saquarema, ao ter um mal súbito na água.

A obra, lançada pela Sophia Editora, retrata a rotina de uma família do subúrbio carioca na década de 1990. O leitor acompanha o dia a dia de Gabriel — nome dado ao protagonista em homenagem ao tricampeão mundial Gabriel Medina — e suas disputas contínuas com o irmão, Alexandre, sob a educação ora amorosa, ora severa do pai. Também são narradas as primeiras experiências amorosas, as saídas à noite para bailes funk e a vivência no bairro, marcada por regras de convívio impostas pela violência.

O contraste entre a periferia e a Zona Sul é observado pelo jovem durante suas incursões para as disputas em campeonatos das categorias de base, como se pode ver neste trecho: “Era um prazer sair daquela confusão de prédios e casas, seguida de casas e mais prédios e morros, para começar a entrar no túnel e, pouco tempo depois, já ver a água… Um prazer enorme. Uma viagem bastante rápida para tal mudança de cenário. A praia, então, era o paraíso. Gabriel não sabia descrever a emoção nem as sensações que sentia. Levantava ao máximo a cabeça, esticando o pescoço como se fosse uma girafa. Tentava crescer alguns milímetros para ver por cima do ombro do irmão, que, de propósito, já tinha sentado no lado esquerdo do carro, de onde era possível ver a praia primeiro. Não estava nem aí para Alexandre. Sabia que aquela liberdade proporcionada pelo mar estava próxima. Ele a sentia”.

Após uma vitória importante, Gabriel é contemplado com uma viagem ao Peru, onde encara novos desafios no surfe, entre lições, encrencas e ondas gigantes. O que se mostra ser só o início da jornada deste personagem. O autor prepara a continuidade da história, a ser dividida em quatro livros no total.

O livro pode ser adquirido no site da Sophia.

Sobre o autor

Nascido e criado em Arraial do Cabo, Éric Rébière mudou-se em 1998 para a Europa e, atualmente, vive entre Anglet, na França, e La Coruña, na Espanha. Acumula dezenas de vitórias em circuitos amadores no estado do Rio de Janeiro. Foi três vezes campeão na Europa, duas vezes como profissional e uma em circuito amador. É conhecido em Nazaré por ser um “mestre” em pilotagem de jet ski, tendo colocado Maya Gabeira na onda que lhe rendeu seu primeiro recorde Guinness. Além disso, é faixa preta de jiu-jítsu e empresário. Organiza dois eventos internacionais de ondas grandes na Galícia: o Illa Pancha Challenge e o Coruña Big Waves. Inspira-se nas experiências de um grupo de amigos surfistas para escrever.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo