A cabo-friense Gabi Yamaguchi, 12 anos, está de volta ao Campeonato Mundial Juvenil de Jiu-Jitsu de Abu Dhabi (Abu Dhabi World Youth Jiu-Jitsu Championship), que acontece na Mubadala Arena, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Jovem promessa do jiu-jitsu brasileiro, a atleta vai lutar na Arena 8, em busca de mais um título nesta sexta-feira (8), às 7h40 de Brasília.
O combate poderá ser assistido ao vivo no canal oficial da Federação de Jiu-Jitsu no YouTube. Para acompanhar a luta, basta acessar o link: https://m.youtube.com/@UAEJJF/streams?fbclid=PAY2xjawGX_cRleHRuA2FlbQIxMAABpvI6Fue6h0GiyGzxZu39Y7ylnyngY-M3jimnKnKbz9f-ZX5hVLifHpI6Rw_aem_5FQNZE3j-Z3TeKGcszIbQA.
Gabi chegou a Abu Dhabi na terça-feira (29) para intensificar sua preparação para a competição e se adaptar ao fuso horário. Ela está sendo acompanhada por sua mãe, Géssica Lacerda, e tem compartilhado nas redes sociais tanto os treinos intensos quanto os momentos de lazer, mostrando um equilíbrio entre foco nos treinos e o aproveitamento da experiência internacional.
“Estou muito feliz de estar de volta em Abu Dhabi para mais uma edição do Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu! Cheguei aqui na terça-feira para me preparar com calma e me acostumar com o fuso horário. Está sendo uma experiência incrível, e eu estou focado em dar o meu melhor. Estou muito animado para essa luta e, independente do resultado, é uma honra poder representar o Brasil e Cabo Frio aqui”, disse Gabi.
A lutadora mirim disputa sua segunda participação na competição, que é uma das mais importantes para atletas mirins no cenário mundial de Jiu-Jitsu. No ano passado, ela fez história ao conquistar a medalha de bronze na sua primeira participação, e agora busca melhorar sua performance e trazer mais medalhas para o Brasil.
Yamaguchi possui um currículo recheado de títulos: 69 vitórias, sendo 46 medalhas de ouro, 8 de prata e 7 de bronze, além de 7 cinturões. Ela é atualmente faixa cinza na categoria Pena (até 40 kg, para atletas de 12 a 13 anos).
A trajetória de Gabi começou em 2022, quando foi descoberta em um projeto social, o que revelou seu enorme potencial desde cedo.
“A dedicação, técnica e garra dela são reconhecidas por todos que acompanham sua carreira. Apesar da pouca idade, Gabi já é um exemplo de talento e inspiração para muitos jovens atletas. Nós temos muito orgulho dela”, disse Géssica.
O Abu Dhabi World Youth Jiu-Jitsu Championship reúne competidores de todo o mundo, e a participação de Gabi representa uma grande oportunidade para mostrar o talento brasileiro no cenário internacional.