O município de São Pedro da Aldeia lançou o Programa Portfólio Cultural durante a 12ª Feira Cultural Itinerante, realizada no bairro Campo Redondo. A iniciativa, criada pela Secretaria Municipal de Cultura, tem como objetivo auxiliar artistas e agentes culturais na elaboração e organização de portfólios, ferramenta utilizada em processos de seleção e editais.
O lançamento contou com a participação do prefeito Fábio do Pastel, dos secretários Thiago Marques (Cultura) e Roberta Carvalho (Administração), do deputado estadual Dr. Pedro Ricardo e dos vereadores Pedro Abreu, Paulo Santana e Fernando dos Santos.
O programa teve início com a participação de moradores, em um espaço destinado a orientações e inscrições. A equipe da Secretaria de Cultura, formada por Marlene Gouveia, Augusto César, Isabelle Inácio e Anna Fernanda Corrêa, ficou responsável por atender os interessados, apresentar a proposta, identificar perfis e registrar as primeiras inscrições. Com duração prevista de um ano, a iniciativa inclui oficinas, formações e atendimentos itinerantes que irão acompanhar as edições da Feira Cultural Itinerante.

O prefeito Fábio do Pastel comentou sobre o momento. “Falo sobre a importância de oferecer qualidade de vida para todos em nosso município desde que iniciamos a gestão. O Thiago e sua equipe trabalham muito para que isso, efetivamente, aconteça em nosso cenário cultural. Estou feliz com todas as ações e eventos realizados pela Secretaria de Cultura e o Programa Portfólio Cultural é mais uma iniciativa que nos enche de orgulho”, afirmou.
O secretário de Cultura, Thiago Marques, destacou a importância da ação. “É uma realidade de muitas pessoas não conseguir criar um portfólio. Não podemos permitir mais que somente uma pequena parte dos artistas e agentes culturais tenham acesso aos recursos, às políticas públicas culturais, aos conselhos e seleções que dependem desse documento. É muito importante que a gente faça uma inclusão verdadeira. Estou feliz e agradeço o apoio do prefeito, que sempre nos apoia e incentiva. Até então, fizemos oficinas e instruímos; agora, vamos construir junto com o artista”, declarou.
Presente ao evento, o deputado estadual Dr. Pedro Ricardo reforçou a relevância da iniciativa. “Esse programa é algo pioneiro que prova que a gestão de São Pedro da Aldeia se preocupa com os artistas e agentes culturais do município. Com certeza irei copiar o modelo, pois há muitas cidades no Estado que precisam dessa iniciativa”, comentou.

Um exemplo da adesão ao programa foi a participação da cantora Kimberlly Gomes, que se apresentou recentemente no projeto Concerto Gabriel Joaquim e aproveitou a oportunidade para iniciar a criação do portfólio da dupla Vini & Kim. “Achei o programa muito necessário. Muitas pessoas, pela rotina corrida, têm dificuldade para parar e montar um portfólio do zero. Essa ação ajudou bastante a otimizar o processo e a esclarecer o que precisa ser feito. Além disso, a equipe foi super solícita e atenciosa em todas as nossas dúvidas”, avaliou.
A próxima edição do Programa Portfólio Cultural está prevista para o dia 10 de outubro, na Praça Hermógenes Freire da Costa (Praça das Águas), no Centro, durante a edição especial da Feira Cultural Itinerante, em comemoração ao Dia das Crianças.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.