Para divulgar o trabalho dos artesãos que residem na cidade de Iguaba Grande e formalizar a atividade no município, a secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (SECTUR) criou um perfil no facebook que funciona como Expo Virtual de Artesanato, e a subsecretaria de Cultura cria crachás de identificação desses profissionais que possibilitam o trabalho na feirinha, que acontece nos finais de semana na Praça da Estação e no Bulcão, além de desconto em lojas de aviamentos.
Segundo a secretária de Turismo, Carla Valle, a iniciativa foi para ajudar os artesãos durante a pandemia: “Para diminuir o impacto econômico que os profissionais tiveram no início da pandemia, a secretaria resolveu elaborar esse perfil do facebook com objetivo de expor o trabalho de forma virtual em parceria com a secretaria de cultura”, comenta.
A moradora Jaqueline Vardiero, que faz laços de cabelo e acessórios, comenta que sempre foi apaixonada pelo artesanato e que há 8 meses iniciou seus trabalhos: “Começar a empreender durante a pandemia não é fácil, mas sou grata a secretaria de Turismo que tem ajudado os artesãos através da Expo Virtual, as vendas têm crescido”, comenta.
“Meu artesanato é com material reciclado. Para mim foi um tipo de tratamento de saúde porque fui diagnosticada com uma doença rara e foi no artesanato que encontrei melhoras, principalmente psicológicas”, comenta Ana Carlas – Coordenadora da Feira de Artesanato.
Para melhorar a assistência desses profissionais, a secretaria de Turismo, em parceria com a secretaria de Educação e Cultura, está realizando um cadastro dos artesãos para a produção de uma ‘carteirinha’, em forma de reconhecimento e registro pelos trabalhos realizados.
A carteirinha foi lançada em 2020 como forma de mapear os moradores que fazem trabalhos manuais no município e quais técnicas eles utilizam. Em março deste ano, na quadra poliesportiva do bairro Boa Vista, seguindo todos os protocolos de segurança, a subsecretaria de Cultura realizou a avaliação de cada artesão com uma banca composta por profissionais do município de São Pedro da Aldeia e Araruama para aprovação do crachá de identificação.
Esse crachá que contém nome do profissional, CPF, técnica que utiliza, matéria-prima, e característica, habilita o artesão a participar da feirinha na Praça da Estação, e do Bulcão, nos finais de semana, além de conceder desconto em lojas de aviamento no município. Em junho, cerca de 80 carteirinhas serão distribuídas para moradores que trabalham com artesanato na cidade e tiveram seu trabalho aprovado pela banca.
“Por Lei, é considerado artesão quem trabalha com matéria-prima e cria algum tipo de objeto. A subsecretaria de cultura entendeu e percebeu que, a grande maioria dos moradores aqui na cidade trabalha com cultura criativa. Por isso estamos abrindo vagas para quem realiza serviços manuais serem reconhecidos em Iguaba Grande”, afirma Ana Dantas – Coordenadora do Artesanato no município.
O profissional que deseja ter seu material divulgado na Expo Virtual deve procurar a Secretaria de Turismo, no bairro Ubás. E quem quiser receber a carteirinha, deve procurar a Casa de Cultura, localizada no Centro, para maiores informações.