Um cinturão de saneamento no distrito está sendo construído em Arraial do Cabo para acabar com o descarte inadequado que atualmente afeta a região, seja infiltrando-se no subsolo ou, em algumas áreas, alcançando a Laguna de Araruama.
De acordo com o município, o novo sistema de esgoto será interligado à rede da Prolagos, concessionária responsável pelo tratamento de esgoto na Região dos Lagos, direcionando os resíduos para tratamento na estação de Figueira. O objetivo é eliminar as deficiências existentes implementando práticas melhores através de um trabalho contínuo, melhorando a qualidade de vida e beneficiando aproximadamente 300 residências locais.
Além disso, a implementação do novo sistema reduzirá a necessidade do uso de caminhões limpa fossa na região, permitindo que a Prefeitura direcione esses equipamentos para outras áreas, economizando recursos públicos. Atualmente, esses caminhões são indispensáveis devido ao esgotamento sanitário inadequado.
O investimento totaliza cerca de 3 milhões de reais e é financiado pelo Comitê de Bacias, utilizando verbas do fundo estadual de recursos hídricos destinadas ao saneamento.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).