Arraial do Cabo está sediando nesta quinta-feira (13) o Fórum Futuro 3D – Cidades Sustentáveis, Resíduos e Circularidade, na sede da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer, na Praça Victorino Carriço, no Centro. O evento teve início às 9h e já reúne autoridades locais, representantes de governos, empresas, instituições financeiras e especialistas.
O encontro acontece com o objetivo de discutir desafios e oportunidades para a transição a uma economia mais verde, conectada e circular, incentivando a construção de cidades sustentáveis com foco em inovação, gestão eficiente de resíduos e desenvolvimento de soluções integradas para a descarbonização urbana.
Inspirado na evolução do conceito dos 3Rs – Reduzir, Reutilizar e Reciclar – para os 3Ds: Desvincular, Descarbonizar e Descontaminar, o Fórum propõe um novo olhar sobre o papel das cidades no enfrentamento da crise climática. A proposta é desvincular o crescimento econômico do aumento da geração de resíduos, descarbonizar matrizes produtivas e descontaminar o meio ambiente por meio de políticas públicas, inovação tecnológica e cooperação entre setores.
A Secretaria Municipal de Educação participa como articuladora estratégica, conectando o tema do Fórum às ações pedagógicas da rede municipal, como a implantação da usina fotovoltaica municipal, que reduz custos públicos e amplia investimentos em programas socioambientais.
Durante a manhã, aconteceram quatro sessões temáticas:
- Valorização e circularidade de resíduos e recursos, com Prof. Dr. Luciano Rapagnã (UFF), Ana Maria Nunes Batista (Secretaria do Ambiente) e Drª Yacy Gallo Alvarez (Funtec Ambiental).
- Oportunidades para proteção de ecossistemas e redução de impactos climáticos, com Dr. André Belém (UFF), Drª Mariana Bonifácio Amâncio (GotoFly), Dr. David Barreto de Aguiar (IFRJ) e Clara Rangel (Ciep 147 Cecílio Barros Pessoa).
- Transição justa, com foco na inclusão e empoderamento de trabalhadores da gestão de resíduos, com Jerry Rodrigues Caralo (Cooperativa de Arraial), Márcio (Colônia de Pescadores) e Anderson Farias (Recria Valor).
- Educação como instrumento-chave para mudanças culturais e tecnológicas, com Luciano Szafir (Instituto Formando Leitores) e Ana Carolina Ribeiro (Hydracorp).
O Fórum Futuro 3D é promovido em parceria com o Centro de Excelência em Economia Circular e Mudanças Climáticas da América Latina e Caribe (CECC LAC), Instituto IMA, Instituto PNRS, Partenariat Français pour les Déchets (PFD) e French Solid Waste Partnership (FSWP), com apoio da Prefeitura de Arraial do Cabo.
O evento segue durante todo o dia, reunindo especialistas e público interessado em soluções sustentáveis e circulares para o futuro das cidades.








