Com a expectativa de receber 1 milhão de visitantes, Araial do Cabo iniciou, nesta quarta-feira (27), um esquema especial para o Carnaval, mobilizando diversas secretarias municipais para garantir a organização e a segurança dos turistas e moradores durante a festividade. A primeira ação integrada aconteceu no pórtico da cidade, reunindo equipes das secretarias de Turismo, Segurança Pública, Ordem Pública, Postura e Fiscalização, Idac, Mobilidade Urbana, Ambiente e Saneamento. Também participaram a Patrulha Maria da Penha, a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), o Grupamento de Operações com Cães (GOC), a Defesa Civil, o Proeis, a Comtrans e a Guarda Civil Municipal.
Como parte das medidas preventivas, a Prefeitura reforçou a distribuição de um manual informativo sobre regras ambientais e boas práticas nas praias. O material esclarece o que é permitido e o que deve ser evitado, alinhado às normas municipais. Os flyers também estão disponíveis gratuitamente nos Pontos de Informações Turísticas (PITs) espalhados pela cidade.

Patrulhamento intensificado para garantir segurança
O esquema de segurança para o Carnaval inclui aumento do patrulhamento em ruas e praias, com atuação reforçada da Guarda Civil Municipal, Proeis, Comtrans e Guarda-Vidas. A Polícia Militar também ampliará sua presença, monitorando os principais pontos de concentração de foliões.
A Secretaria do Ambiente atuará para coibir crimes ambientais, enquanto a Secretaria de Mobilidade Urbana monitorará a circulação de ônibus e instalará câmeras de monitoramento em locais estratégicos. Equipes das secretarias de Ambiente, Ordem Pública, Posturas e Fiscalização estarão nos pontos de maior movimento. A Prefeitura reforça que o uso de caixas de som é proibido, especialmente nas praias.
Para complementar a segurança, drones serão utilizados no monitoramento aéreo e o Grupamento de Operações com Cães (GOC) atuará em pontos estratégicos para controle de aglomerações.
Infraestrutura e atendimento médico reforçados
No setor da saúde, além do funcionamento regular das unidades de urgência, tendas de atendimento serão instaladas na Praia dos Anjos, em Monte Alto e na Figueira. Também serão disponibilizados banheiros químicos nas áreas de concentração de blocos carnavalescos.
Canais de emergência
Para ocorrências, moradores e turistas podem acionar o Centro Integrado de Segurança Pública pelo telefone (22) 99700-0311. O serviço de resgate 24h pode ser acionado pelos números (22) 3199-0292 para distritos e (22) 98163-6422 para demais situações.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).