Com a chegada do verão e o aumento do fluxo de turistas, a cidade de Arraial do Cabo reforçou o atendimento no Hospital Geral de Arraial do Cabo (HGAC) para atender uma possível crescente demanda nos serviços de saúde. Além disso, a crise no sistema de saúde em Cabo Frio tem impactado diretamente o município, que já detecta um aumento no número de pacientes vindos da cidade vizinha em busca de atendimento.
Para os eventos de final de ano, a sala vermelha da unidade foi ampliada com mais 5 leitos, além do que ja estavam disponíveis. Ao todo, 5 médicos estão disponíveis para atendimento emergencial, 1 no CTI, 1 ortopedista, 1 anestesista, 1 cirurgião, 2 obstetras e 2 pediatras.
As equipes de resgate contarão com médicos, enfermeiros extras e ambulâncias em Monte Alto e Figueira. Já na Praia Grande serão 2 equipes, sendo 1 para tenda e outra para ambulância. No Pronto-socorro do distrito, 3 médicos estarão disponíveis.
Todas as medidas visam garantir que tanto moradores quanto turistas tenham acesso a cuidados emergenciais durante a alta temporada.