19/01/2025 — 19:36
  (Horário de Brasília)

Arraial do Cabo recebe especialistas para avaliação de risco geológico

Estudo em parceria com geólogos do Departamento de Recursos Minerais do Rio de Janeiro no Morro da Cabocla e Coca nesta sexta-feira (1) busca prevenir desastres e promover urbanização

Compartilhe

A Defesa Civil de Arraial do Cabo, em colaboração com o Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ), realizou, nesta sexta-feira (1), uma inspeção geológica nos morros da Cabocla e Coca. A iniciativa visa avaliar os riscos geológicos nessas áreas, com foco no movimento de massa e solo, para prevenir possíveis acidentes decorrentes do desprendimento de rochas ou blocos.

Durante a visita, os geólogos monitoraram as áreas de risco e planejaram intervenções futuras, que podem incluir obras de urbanização, drenagem e pavimentação de ruas, visando mitigar os riscos identificados. Outros municípios da baixada litorânea também foram visitados para monitoramento.

Tulio Marcio, diretor de geologia do DRM, destacou a importância de prevenir acidentes relacionados à infiltração do solo. “Água superficial, problemas de vazamento, esgoto, favorecem a infiltração do solo e, possivelmente, podem desencadear o movimento de massa. Consequentemente podem provocar acidente, então a nossa função é prevenir para que isso não aconteça” afirmou.

Os resultados do estudo realizado em Arraial do Cabo fornecerão subsídios para que o município possa realizar intervenções para minimizar o risco geológico e promover a urbanização da região.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo