Neste sábado (6), Arraial do Cabo realiza, a partir das 8h, a final da Liga Platina, competição que utiliza jogos digitais a partir do conteúdo estudado em sala de aula, no CIEP Municipalizado 147. Nos games, os estudantes avançam ao responder corretamente perguntas alinhadas ao currículo escolar, transformando o reforço pedagógico em uma experiência lúdica e engajadora. Essa dinâmica faz parte da Caixa de Soluções Educacionais (CASE), implantada no município em outubro e já utilizada por mais de 1.136 alunos da rede pública de ensino integral. Desenvolvida pela GF Corp, com apoio da Universidade Federal Fluminense (UFF), a plataforma gamifica o aprendizado, estimula habilidades como atenção, raciocínio e autonomia e estrutura a competição que, na etapa final, premiará os estudantes com melhor desempenho ao longo do ano.
Os resultados já impressionam: somente na primeira semana de uso, mais de 100 alunos acessaram a plataforma, realizando 9.566 partidas e acumulando mais de 775 horas dedicadas a jogos educacionais. Os estudantes mais bem colocados de cada ano escolar, nos meses de outubro e novembro, avançaram para a grande final, que contará com premiações especiais em reconhecimento ao desempenho dos participantes. O campeão do Ensino Fundamental 1 e o do Ensino Fundamental 2 receberão um PlayStation 5; os primeiros colocados de cada ano escolar serão premiados com uma cadeira gamer; os segundos colocados ganharão um kit de periféricos gamers; e os terceiros receberão uma caixa de som Bluetooth.
Para a final, todos os participantes competirão em condições igualitárias, utilizando computadores idênticos e com a pontuação zerada. A arena do evento contará ainda com uma área retrô e jogos de dança. Para Márcio Filho, diretor de produtos da GF Corp, a iniciativa tem ampliado o engajamento dos estudantes e tornado o aprendizado mais significativo, uma vez que cada avanço no jogo está diretamente ligado ao conhecimento adquirido ao longo do ano letivo. Segundo ele, o conteúdo pedagógico é o elemento central da competição:
“As perguntas que ativam os poderes especiais dos jogos são exatamente as questões de reforço escolar trabalhadas ao longo do ano. Na final, todos jogarão o mesmo jogo, que pode ser um título já existente na plataforma ou um lançamento preparado para o dia. Cada estudante poderá escolher as matérias nas quais se sente mais seguro para responder, o que torna a competição mais dinâmica e alinhada ao que aprenderam em sala de aula”, afirma.
O Secretário de Educação, Bernardo Alcântara, destaca que o uso da tecnologia hoje é comum nas tarefas cotidianas, sendo aliada à Educação, é mais uma ferramenta de retenção da atenção e interesse dos estudantes e tornando o aprender mais dinâmico e mais próximo da realidade deles.
A parceria entre a Prefeitura, por meio do Fundo Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Educação, e a GF Corp tem como objetivo fortalecer o aprendizado de forma lúdica, promovendo o desenvolvimento cognitivo e o engajamento dos alunos da rede municipal por meio de experiências educacionais baseadas em jogos.
Sobre a GF CORP
Criada em 2008 dentro da Universidade Federal Fluminense, a GF CORP atua há mais de 16 anos na criação de soluções educacionais gamificadas, por meio da Caixa de Soluções Educacionais (CASE), desenvolvendo experiências gamificadas que colocam a tecnologia e a ludicidade a serviço da educação, com foco na melhoria do desempenho e do engajamento dos estudantes.
A CASE adota um sistema de microaprendizagem, baseado em experiências curtas, modulares e adaptativas, que já alcançou milhares de jovens e adultos em todo o país. São mais de três milhões de partidas jogadas e 100 mil usuários cadastrados, consolidando a plataforma como uma das principais referências em jogos aplicados à educação.
Mais informações: www.joguecase.com.br
Serviço
Final da competição Liga Platina – CASE
Data: 06 de dezembro – 8h
Local: CIEP Municipalizado 147 – Escola Brizolão 147 Cecilio Barros Pessoa
Endereço: Rua José Pinto de Macedo – Prainha, Arraial do Cabo





