A “Operação Verão” segue em Arraial do Cabo na primeira semana deste ano, mobilizando diversas equipes para garantir o ordenamento da cidade na alta temporada. Entre as principais ações realizadas estão a fiscalização do trânsito, organização das praias, preservação de áreas ambientais, combate a irregularidades e a coleta de lixo.
No setor de posturas, 95 abordagens foram realizadas ao longo do final de semana, com 17 atendimentos feitos pelo Disque Denúncia. Também foram emitidas 13 notificações e autuações. Na área de segurança pública, entre os dias 30 de dezembro e 1º de janeiro, 235 veículos foram autuados, e cinco pessoas encaminhadas para a delegacia. Nove ocorrências relacionadas à Lei Maria da Penha foram registradas, resultando na prisão de um agressor.
Além disso, no final de semana, 207 multas foram aplicadas, 15 carros rebocados e seis atendimentos realizados pela equipe especializada. Dois veículos foram apreendidos em ações de fiscalização.
A coleta de lixo recolheu 194 toneladas durante o final de semana, evidenciando o aumento de resíduos devido ao grande fluxo de visitantes. Para organizar o trânsito, as equipes da Coordenadoria Municipal de Trânsito (COMTRANS) atuaram em pontos críticos, como a rotatória da Praça Antonina, onde medidas foram adotadas para melhorar o fluxo. Na Marina dos Pescadores, o controle garantiu o embarque e desembarque de passageiros, enquanto no Pontal do Atalaia e na Praia do Pontal, o reforço na fiscalização visou evitar congestionamentos. A Praça Daniel Barreto (Cova) permanece fechada para veículos após as 18h durante o mês de janeiro. Nos distritos de Monte Alto e Figueira, a presença de agentes foi intensificada devido à alta demanda de visitantes. Houve também fiscalização de buggys e táxis para assegurar a qualidade dos serviços prestados.
As ações do Grupamento Marítimo e Ambiental registraram 25 atendimentos a pessoas, 22 resgates e 914 prevenções realizadas em praias do Centro e distritos. Durante o período, 19 crianças foram encontradas após se perderem. Na área ambiental, houve retirada de veículos de áreas de preservação, combate a incêndios e a proibição de churrascos na faixa de areia da Praia do Pontal. Também foi resgatada uma gambá fêmea junto de seus filhotes em uma residência.
A ‘Operação Verão’ continuará ao longo da temporada, com o objetivo de atender à população e aos turistas com eficiência e garantir a organização da cidade.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).