Teve início nesta segunda-feira (20), em Arraial do Cabo, o programa “Remédio em Casa”, que prevê a entrega de medicamentos diretamente às residências de diabéticos e hipertensos cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa busca atender, especialmente, pacientes com dificuldades de locomoção ou que moram em áreas distantes da Praia dos Anjos, onde está localizada a Farmácia Básica da Policlínica.
O programa disponibiliza grande parte dos remédios fornecidos pelo SUS a pacientes com hipertensão e diabetes tipo II que são acompanhados nas Unidades Estratégia de Saúde da Família. As entregas são realizadas mensalmente, por motoboys, com remédios suficientes para 30 dias.
Para participar, os interessados devem se dirigir ao posto de saúde onde já realizam acompanhamento médico. A inscrição será feita pela enfermeira responsável, que utilizará a receita médica e os dados do paciente, como endereço e telefone, para o cadastro.
De acordo com a coordenadora do programa, Laisa Carvalho, após o cadastro, os medicamentos começam a ser entregues no mês seguinte. “Depois do cadastro no posto de saúde, o pedido do remédio é feito e, no mês seguinte, ele já começa a receber tudo em casa”, detalhou.
O programa conta com uma equipe formada por farmacêuticos e motoboys para organizar e realizar as entregas. A lista completa de medicamentos disponíveis pode ser consultada abaixo:
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).