O setor de Vigilância em Saúde de Arraial do Cabo está intensificando as ações de controle de vetores na cidade, realizando vistorias diárias em residências, comércios, terrenos baldios e outros locais com potenciais focos de infestação do mosquito Aedes Aegypti.
As visitas são conduzidas por agentes de combate às endemias, distribuídos em quatro equipes, que percorrem todo o município com o objetivo de localizar, tratar e, sempre que possível, eliminar objetos que possam armazenar água e servir como criadouros para o mosquito.
O Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) também é realizado periodicamente, supervisionando os locais conforme datas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Além disso, uma equipe multidisciplinar atua em palestras em escolas e associações de bairros e junto às imobiliárias para visitar casas de veraneio ou imóveis fechados, buscando diminuir o índice de casas não tratadas.
O município tem se mantido abaixo do índice tolerado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%. Para solicitar os serviços da Vigilância em Saúde ou denunciar possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, os moradores podem se dirigir ao Setor de Controle de Vetores localizado no Parque Público no bairro Prainha ou contatar a Ouvidoria da Secretaria de Saúde pelo WhatsApp: (22) 99828-8030.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).