03/04/2025 — 18:17
  (Horário de Brasília)

Arraial do Cabo divulga balanço de segurança do Carnaval

Fiscalização, trânsito e monitoramento de praias marcaram a atuação das equipes durante os quatro dias de festa

Compartilhe

A prefeitura de Arraial do Cabo divulgou, nesta sexta-feira (7), um balanço das operações realizadas durante o Carnaval, que reuniu milhares de foliões entre os dias 24 e 27 de fevereiro. As ações envolveram fiscalização de ambulantes e comércios, controle do trânsito, monitoramento das praias, além do atendimento a ocorrências de violência doméstica e resgates de banhistas. Ao todo, 150 denúncias foram recebidas e 80 autuações foram aplicadas ao longo do período.

A Secretaria de Ordem Pública, Posturas e Fiscalização informou que a maior parte das denúncias foi motivada por comércio ambulante irregular, som alto e obstrução de calçadas e vias. Vale pontuar que, antes do Carnaval, cerca de 100 ofícios foram entregues a comerciantes e ambulantes, orientando sobre as normas em vigor, como a proibição de garrafas de vidro e caixas de som nas praias.

Nas áreas de banho, o Corpo de Salvamento Marítimo, vinculado à Secretaria de Segurança Pública (SEMUSP), realizou 1.446 ações preventivas, evitando acidentes entre banhistas. Apesar das medidas, 124 salvamentos foram necessários após registros de afogamento. Além disso, 43 crianças que se perderam nas praias foram localizadas e devolvidas às suas famílias.

As ações de trânsito começaram antes da abertura oficial do Carnaval, com interdições para a montagem de palcos e a preparação para a passagem dos blocos. A Coordenadoria de Trânsito também deu suporte a eventos como o CarnAPAE e os shows realizados em arenas da cidade. Durante os quatro dias, foram registradas quatro colisões na RJ-140 e uma no perímetro urbano. Entre os pontos de maior atenção estiveram o Pontal do Atalaia, onde o fluxo ficou intenso entre 7h e 8h, e a ponte da Praia do Pontal. Ao longo da operação, duas placas de sinalização foram encontradas vandalizadas.

O esquema de segurança foi reforçado com apoio da Guarda Municipal, ROMU e demais órgãos de segurança. A Patrulha Maria da Penha foi acionada para atender quatro ocorrências de violência doméstica, que resultaram em registros na 132ª Delegacia de Polícia. A mesma equipe também prestou atendimento a uma idosa vítima de maus-tratos.

Ainda no trânsito, 36 veículos foram removidos ao depósito público e 220 infrações foram registradas. A prefeitura também realizou o projeto “S.O.S. Criança”, com distribuição de pulseirinhas de identificação para menores, agilizando a devolução de crianças perdidas aos responsáveis.

Nos distritos, equipes da Defesa Civil atuaram no combate a queimadas registradas durante o feriado, evitando danos ambientais. Nas rodovias que dão acesso à cidade, oito animais foram resgatados e não houve registro de acidentes com animais de grande porte.

Com o encerramento do Carnaval, a prefeitura de Arraial do Cabo informou que já iniciou o planejamento para os próximos eventos do calendário oficial, com foco na segurança, organização e preservação das áreas turísticas.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias