O monitoramento do trânsito em Arraial do Cabo está sendo ampliado durante o Carnaval com a instalação de mais de 20 câmeras de segurança em diferentes pontos da cidade. A ação é coordenada pela secretaria de Mobilidade Urbana e conta com equipamentos próprios da Prefeitura e imagens cedidas por moradores e comerciantes, além do suporte da operadora de comunicação Pontal Net, responsável pela manutenção e operação do sistema.
As câmeras foram posicionadas em áreas de grande fluxo, como a Praça do Cova, o Pórtico de entrada do município, a Praia Grande, a Praia dos Anjos e a Prainha. Com isso, agentes de mobilidade acompanham em tempo real a movimentação de veículos e pedestres, repassando informações sobre retenções e infrações de trânsito para a Guarda Municipal, que realiza as abordagens e fiscalizações quando necessário.

O secretário de Mobilidade Urbana, Maycon Victorino, explicou que a central de monitoramento foi criada especificamente para o período do Carnaval e funciona 24 horas por dia. Ele destacou a participação da população e do setor privado como peça fundamental para a execução da medida.
“Os moradores e comerciantes cederam o acesso às suas câmeras e, com isso, conseguimos ampliar significativamente nossa capacidade de vigilância. Essa integração com a comunidade e com a Pontal Net, que é responsável por manter o sistema em funcionamento contínuo, garante uma fiscalização mais ágil e eficiente”, afirmou Victorino.
O monitoramento reforçado integra um conjunto de ações adotado pela Prefeitura para garantir o ordenamento urbano durante o Carnaval, incluindo também fiscalizações nas praias e ruas da cidade.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).