Além do recolhimento do lixo, ação teve como objetivo monitorar identificar os donos de embarcações abandonadas pelo local
O projeto Limpeza dos Mares, exercido pela Associação da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (AREMAC), realizou uma ação voluntária de limpeza na orla da Praia dos Anjos, em Arraial do Cabo, neste sábado (10). Além do recolhimento do lixo, ação teve como objetivo monitorar identificar os donos de embarcações abandonadas pelo local.
O biólogo Diego Dias Lima, da Protek Consutoria, comentou um pouco sobre a presença das carcaças das embarcações na faixa de areia. “Por estarem em deterioração e contendo material de ferro, madeira, e estrutura da mesma expostos, geram perigo eminente aos pescadores, banhistas e turistas, podendo causar graves ferimentos e infecções, além da costumeira poluição visual e ao meio ambiente, já que são elementos estranhos ao ecossistema marinho”, explicou.
A AREMAC vai encaminhar ofício, com laudo fotográfico, no início dessa semana para o Instituto de Desenvolvimento de Arraial do Cabo (IDAC) e alerta que o abandono de embarcações, em estado de deterioração, são passíveis de multa e remoção, para o cumprimento das exigências de preservação do meio ambiente, dentro das especificações do plano de manejo da RESEXMar.
“Nossa missão é garantir que a legislação que defende a Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo seja cumprida à risca. Assim, é nossa obrigação oficiar aos órgãos públicos sobre quaisquer irregularidades identificadas ou denunciadas pela população cabista e cobrar dos órgãos responsáveis a solução dos problemas. E não vamos nos omitir dessa responsabilidade, afinal somos a concessionária do direito real de uso da RESEXMar”, salientou o presidente da AREMAC, Eraldo Cunha.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.