A Associação de Beneficiários da Reserva Extrativista Marinha (AREMAC) realizará uma Assembleia Geral Extraordinária neste sábado (17), a partir das 9h, na sede da Praia dos Anjos, em Arraial do Cabo. O principal objetivo do encontro é informar os beneficiários da Reserva Extrativista Marinha (RESEXMar) sobre as ações realizadas pela concessionária e também colher informações e opiniões que contribuam para o desenvolvimento de projetos e estratégias, visando melhorar as condições da pesca artesanal e outras atividades extrativistas na região.
“A AREMAC reconhece a importância de um debate amplo e aberto quando se trata do impacto das diferentes atividades econômicas dentro da Unidade de Conservação. Como Concessionária do Direito Real de Uso da RESEXMar-AC, a associação entende que possui o dever de convocar as mais de 2.800 famílias de beneficiários, de todas as categorias, para expressarem suas opiniões”, afirma a concessionária.
Durante a assembleia, serão elaborados documentos que serão encaminhados aos órgãos competentes em todos os níveis governamentais, bem como aos órgãos do poder judiciário, caso necessário. “A AREMAC deseja ouvir primeiramente o pescador artesanal, que é o mais impactado, mas também compreende que a reserva extrativista é destinada a um uso sustentável. Portanto, todos aqueles que se beneficiam de alguma forma da reserva precisam compreender e respeitar o espaço do outro”, explicou Eraldo Cunha, presidente da associação.
A participação dos beneficiários é fundamental para o fortalecimento das atividades extrativistas e o desenvolvimento sustentável da região. A AREMAC destaca a importância da presença de todos os interessados na assembleia, pois é uma oportunidade de contribuir para o aprimoramento das políticas e práticas que afetam diretamente a vida dos pescadores artesanais e demais envolvidos na Reserva Extrativista Marinha.
A sede da AREMAC fica localizada na Rua Manoel Felix, número 120, na Praia dos Anjos.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.