A secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima de Cabo Frio iniciou, nesta segunda-feira (7), uma ação de proteção ambiental em uma área de mangue localizada no bairro Portinho. O local está sendo cercado com mourões e sinalizado pela Equipe Verde, com o objetivo de evitar o descarte irregular de resíduos no ecossistema.
A medida faz parte de uma série de iniciativas de preservação desenvolvidas pela pasta. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Jailton Nogueira, a proposta é ampliar a proteção de áreas sensíveis e reforçar o controle sobre ações humanas que possam comprometer a recuperação ambiental.
O manguezal no Portinho integra os ecossistemas costeiros do município e é considerado uma área de importância ecológica, por abrigar espécies nativas e funcionar como berçário natural de fauna marinha. Além disso, os mangues exercem funções como filtragem da água, retenção de sedimentos e proteção contra enchentes e processos erosivos.
A Secretaria informa que a população pode contribuir com a fiscalização denunciando práticas irregulares nas áreas de proteção ambiental. Os canais de contato disponíveis são o telefone (22) 3199-1313, o e-mail meioambiente@cabofrio.rj.gov.br e o atendimento presencial, na Rua José Bonifácio, 28 (2º andar), no Centro. O sigilo do denunciante é garantido.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).