A prefeita de Araruama, Daniela Soares, anunciou nesta terça-feira (6) que o município teve o nome retirado do Cadastro Único de Convênios (CAUC), conhecido como o “Serasa dos governos”. A cidade permanecia inadimplente há 20 anos, o que impedia a celebração de convênios e o recebimento de recursos federais.
Em publicação nas redes sociais, a gestora classificou o feito como uma “conquista histórica” da atual administração. Segundo ela, a regularização foi resultado do trabalho conjunto da equipe da Procuradoria Municipal, com foco em responsabilidade fiscal e enfrentamento das pendências jurídicas e financeiras.
“Foi preciso coragem, responsabilidade e ação firme da nossa Procuradoria para virar essa página. Agora, com o nome limpo, seguimos mais fortes em busca de recursos para saúde, educação e infraestrutura”, escreveu Daniela.
O CAUC é um sistema do Tesouro Nacional que reúne informações sobre a situação fiscal e documental de estados e municípios. A permanência no cadastro impede o repasse voluntário de verbas federais, como emendas parlamentares e convênios com ministérios. A regularização é, portanto, considerada um passo essencial para viabilizar novos investimentos públicos.
Com o nome fora do CAUC, a Prefeitura espera ampliar a obtenção de recursos externos para obras e projetos estratégicos. “É o resgate da honra de uma cidade que voltou a ter voz e vez”, afirmou a prefeita.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.