O município de Araruama vai receber no próximo dia 16 de setembro o Ônibus Lilás, iniciativa do Governo Federal em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher. A ação será realizada em conjunto com a Prefeitura, por meio da Superintendência de Defesa da Mulher, e tem como objetivo oferecer apoio, orientação e ampliar o acesso a serviços públicos voltados para a proteção das mulheres.
O veículo é uma unidade móvel criada em 2011, equipada para atender mulheres em situação de violência, disponibilizando salas de atendimento individual e coletivo. No local, serão oferecidos serviços jurídicos, psicológicos e sociais, além de atividades educativas sobre direitos das mulheres e prevenção à violência de gênero.
A programação contará ainda com a presença de órgãos estaduais parceiros, como Detran, Cedae, Fundação Leão XIII, Defensoria Pública e OAB Mulher.
Além do Ônibus Lilás, a Prefeitura de Araruama vai oferecer serviços de saúde, como aferição de pressão, testes de glicose, vacinação, atendimento em saúde mental, planejamento familiar e suporte com ambulância. Também serão disponibilizados serviços voltados exclusivamente para as mulheres.
A Secretaria de Política Social (SEPOL) participará com equipes do CRAM, oferecendo atendimentos jurídicos, psicológicos e sociais, e do CRAS, que disponibilizará cortes de cabelo, design de sobrancelhas, massagem, manicure e orientações sobre o CadÚnico. Já a Secretaria de Segurança levará a Patrulha Maria da Penha, reforçando o acolhimento e a proteção.
A ação marca um reforço na rede de enfrentamento à violência contra a mulher e busca garantir o acesso a políticas públicas inclusivas e de promoção de direitos.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.