15/04/2025 — 20:45
  (Horário de Brasília)

Araruama recebe o Circuito Carioca de Arte de Rua com histórias, música e magia na edição de Páscoa

Evento é gratuito e acontece no próximo sábado (19), na Praça Antônio Raposo, às 16h

Compartilhe

Araruama recebe no próximo sábado (19) o Circuito Carioca de Artes de Rua, que tem circulado por diversas regiões do estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de transformar praças públicas em polos culturais. A iniciativa ocupará a Praça Antônio Raposo, às 16h, com uma edição especial de Páscoa. A programação gratuita é dedicada ao público infantil e às famílias, com espetáculos que prometem encantar por meio de histórias, contos e lendas.

Com produção local assinada pelo tradicional grupo Gene Insano, que atua há mais de 25 anos na região, o evento traz parcerias com artistas e coletivos locais, fortalecendo os laços culturais da cidade. A idealizadora do projeto, Luciana Ezarani, garante: “Araruama pode esperar uma tarde de muita sonoridade, alegria e boas risadas”.

A programação começa com o espetáculo “Histórias Cantadas e Contadas”, um projeto lúdico que mistura contação de histórias, músicas infantis tocadas ao vivo, cantigas de roda, brincadeiras e teatro de fantoche. A proposta é estimular a imaginação, a criatividade e o prazer pela leitura desde a infância. Em seguida, a performance “O Grande Agulha – O único palhaço que vira unicórnio”. Entre tropeços e risadas, o palhaço Agulha realiza um feito inacreditável: se transforma em um unicórnio diante da plateia. Um espetáculo surpreendente que mistura humor, mistério e magia.

Fechando a programação, o Grupo Aslucianas, convidado da iniciativa, apresenta o espetáculo “Histórias de Coelho”, que reúne três contos clássicos com coelhos como protagonistas: “A Lebre e a Tartaruga” (Esopo), “O Mistério do Coelho Pensante” (Clarice Lispector) e “A Menina Bonita do Laço de Fita” (Ana Maria Machado). De forma leve e poética, as histórias abordam temas fundamentais como respeito aos idosos, liberdade e o combate ao racismo. A curadoria crítica da edição foi feita por Anilia Francista, doutora em Artes da Cena pela UFRJ.

Desde sua estreia em dezembro de 2024, o Circuito Carioca de Arte de Rua vem ocupando praças de diversos lugares do Rio. A proposta de circular por diferentes territórios reforça o compromisso com a democratização do acesso à cultura e a descentralização das artes no estado.“Ocupar praças com arte é tira-las da escuridão. Queremos transformar esses espaços em grandes festas de arte, cultura e reflexão. O teatro de rua, ao estar em contato direto com o ambiente que é de reflexão, tem o papel de reflexão esse lugar e dialogar com ele”, Luciana.

Sobre o Grupo Aslucianas

Criado em 2003, o Grupo Aslucianas é uma das poucas companhias majoritariamente femininas no teatro de rua no Brasil. Com uma pesquisa contínua em arte de rua e arte feminina, já produziu mais de 24 espetáculos, grande parte deles premiados em festivais e shows nacionais. Em 2024, o grupo representou o Rio de Janeiro na categoria Teatro de Rua no Fiav, em Bogotá, Colômbia, firmando sua internacionalização, que também inclui apresentações em Moçambique, na África. No Brasil, já foi apresentado em mais de 30 cidades e 3 regiões.

SERVIÇO

Data: Sábado (19)

Horário: 16h

Local: Praça Antônio Raposo

Entradas: Gratuitas

DANILO-SERGIO
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias