Araruama vai promover, neste domingo (26), a 13ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+, um evento que celebra e reforça a importância do respeito à diversidade. A concentração será a partir das 14h, na Pontinha.
Com o tema “Isadora Bioni: Representatividade, luta e resistência”, o evento é organizado pela ONG Aldeia Diversidade, por meio do Núcleo de Diversidade de Araruama, com apoio da Prefeitura de Araruama e do Programa Rio Sem LGBTQIfobia, através do Centro de Cidadania LGBT da Baixada Litorânea, em cooperação técnica com o Grupo Arco-Íris e a UERJ.
Segundo os organizadores, a escolha do tema tem como objetivo homenagear Isadora Bioni, fundadora do movimento LGBTQIA+ na cidade, que recentemente foi vítima de transfobia. A homenagem reforça a importância da representatividade e do respeito à pluralidade de pessoas e histórias. Araruama é reconhecida por realizar uma das maiores paradas da Região dos Lagos.
De acordo com o presidente da instituição, Walyson Rodrigues, a edição deste ano conta com uma grande estrutura física e de segurança, garantindo tranquilidade aos participantes e celebrando, acima de tudo, amor, respeito e diversidade.
A organização destaca ainda o forte esquema de segurança montado para o evento, com apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, assegurando que a festa ocorra de forma pacífica e vibrante.





