Na próxima sexta-feira (6), acontece a I Conferência Municipal do Meio Ambiente de Araruama, a partir das 8h, no Teatro Municipal, situado na praça Menino João Hélio. O evento será aberto a moradores com 16 anos ou mais.
Com o tema “Emergência Climática – o desafio da transformação ecológica”, o evento tem como objetivo debater propostas e estratégias para enfrentar as consequências das mudanças climáticas que afetam o planeta. A conferência reunirá representantes dos poderes executivo e legislativo, além de membros do Conselho de Meio Ambiente e palestrantes especializados.
A programação do evento abordará cinco eixos temáticos: mitigação, focando na redução da emissão de gases do efeito estufa; adaptação e preparação para desastres, com ênfase na prevenção de riscos e redução de danos; justiça climática, buscando superar as desigualdades; transformação ecológica, com a descarbonização da economia e maior inclusão social; e governança e educação ambiental, incentivando a participação e controle social.
As Conferências Municipais de Meio Ambiente são realizadas em diversos municípios do estado do Rio de Janeiro e têm um papel fundamental, pois são parte integrante da Conferência Estadual, que, por sua vez, contribui para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. O evento em Araruama se insere nesse contexto, com o intuito de discutir alternativas para minimizar os impactos do aquecimento global, que deve atingir 1,5º C entre 2030 e 2050, levando a eventos climáticos extremos e à elevação do nível do mar.

Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.