O registro de quatro mortes em Araruama nos últimos dias está gerando um grande movimento de luto nas redes sociais, com moradores e políticos da cidade lamentando a situação e cobrando uma atitude mais incisiva das autoridades.
Os casos, que ocorreram em diferentes datas, foram registrados nas localidades de São Vicente, Parque Hotel, Outeiro e Boa Vista. As vítimas foram identificadas como dois homens, Gabriel Jardim e o personal trainer Rogério Ornellas; e duas jovens, Bruna Vicente Pereira e Denise dos Santos Amparo.
Gabriel, foi encontrado morto na entrada da Rua Pereira, ao lado da Rua Gil, no bairro Outeiro. A causa da morte não foi divulgada. O crime ocorreu na noite desta terça-feira (22). Já Rogério foi morto a tiros na manhã desta quinta (24), no bairro Parque Hotel, por volta das 6h30. Ele foi abordado e atingido por disparos de arma de fogo por dois indivíduos em uma motocicleta.
Em relação às duas vítimas femininas, ambas estavam desaparecidas e foram achadas mortas. Bruna sumiu no dia 25 de setembro, quando saiu de casa com destino à escola e não foi mais vista. Nesta quinta-feira, o corpo dela foi localizado enterrado no distrito de São Vicente. Um adolescente, que estudava com a vítima, foi apreendido como principal suspeito. Durante o interrogatório, o menor confessou ter planejado e executado o crime. Dos quatro, esse foi o único crime que teve alguma prisão.
Já Denise estava desaparecida desde a madrugada da última quarta-feira (16), quando saiu de casa informando à família que iria trabalhar no Rio de Janeiro. Depois disso, ela não retornou e não deu mais notícias. Nesta terça-feira (22), o corpo da vítima foi encontrado carbonizado.
Os quatro óbitos e suas causas violentas estão gerando o movimento “Araruama está de luto” nas redes sociais, onde a população local, incluindo políticos, comunicadores e moradores, está comentando, consternada, sobre os casos.
“Araruama está crescendo desordenadamente,sem infraestrutura e segurança pública adequada, é triste ver esse tipo de ocorrência,se tornando comum em nossa linda Araruama!”, disse um morador da cidade. Outro complementou: “Só pensam em obra, obra, obra e obra pra cidade ficar “maquiada” e nada de segurança”.
Luís Carlos, responsável pelo portal Araruama em Pauta, também cobrou uma posição das autoridades em uma publicação no Instagram. “Que Deus conforte o coração das famílias que perderam seus entes queridos e que a justiça ache e puna os responsáveis por essas mortes”.
Alguns políticos da cidade, em vídeo, também comentaram a situação. Sérgio Ribeiro, empresário e ex-candidato a prefeito, falou sobre a insegurança na cidade. “A questão da segurança pública em Araruama foi muito abordada pela nossa candidatura. (…) Inclusive, (…) fomos retirados pelo tráfico de algumas comunidades, sem poder fazer campanha. (…) A gente percebe que essa violência está crescendo em nossa cidade. Só nesta semana, foram quatro crimes bárbaros, noticiados por toda a mídia, e isso nos preocupa muito. A população está assustada, com razão, com crimes à luz do dia, outros em distritos do interior. Acho que Araruama nunca viveu isso. É preciso que o governo municipal pare de jogar essa questão para baixo do tapete e exija do governo do estado providências para que o nosso município volte a ter a vida pacata que sempre teve”, disse.
André Mônica, vice-presidente do Detran, ex-prefeito e candidato a vice na última eleição municipal, também falou sobre o assunto.
“É hora da gente somar as forças. A gente está junto. Sugiro aí o Conselho Comunitário de Segurança, que faz um trabalho bacana, que chame uma reunião extraordinária, convoque a todos, no plenário da Câmara, Casa do Povo, para que a gente possa discutir esse momento e buscar soluções. Não é só cruzar os braços, dar nota de pesar e lamentar. É ter atitude para que a gente possa buscar soluções de verdade para esse momento que confesso, eu não imaginava que veria isso na minha amada cidade, cidade de Araruama”, desabafou.
Penha Bernardes, vereadora e ex-candidata a prefeita, também se posicionou sobre os óbitos.
“É muito triste e lamentável, quatro crimes bárbaros na mesma semana! Precisamos de união entre todas as autoridades no combate à violência, que cresce absurdamente em nossa cidade. Triste não ver nenhum posicionamento e iniciativa por parte da prefeita em buscar parcerias com as autoridades competentes para coibir e amenizar o índice de violência que aumenta dia após dia em nossa cidade. Infelizmente, isso ocorre pela falta de comunicação, diálogo e respeito com as demais autoridades. Não podemos transferir a responsabilidade exclusivamente para o Estado; todo gestor tem o dever de buscar recursos e parcerias para garantir a segurança de nossos munícipes! Araruama encontra-se de luto e aguardando respostas das autoridades competentes para tantos crimes bárbaros! Hoje, meu posicionamento não é apenas como vereadora, mas como mulher, mãe, filha e cidadã!”, declarou.
Atualmente, Araruama está entre as 15 cidades mais violentas do Rio de Janeiro, ocupando a 15ª colocação com uma taxa de 34,7 homicídios por 100 mil habitantes. Diante dos fatos, o Portal RC24h entrou em contato com a prefeitura e com a Polícia Militar, questionando quais medidas serão tomadas acerca da segurança do município, e aguarda retorno.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.