26/08/2025 — 18:26
  (Horário de Brasília)

Arara e canário-da-terra são apreendidos em Búzios

Denúncia levou agentes até a residência, onde aves eram mantidas irregularmente na Rasa

Compartilhe

Na manhã desta terça-feira (26), uma arara azul e amarela e um canário-da-terra foram apreendidos em uma residência na Rua 20, na Rasa, em Búzios. As aves eram mantidas em cativeiro sem autorização, o que configura crime contra o meio ambiente.

A ocorrência teve início por volta das 10h10, após denúncia de que no local havia uma arara em situação irregular. Ao chegar na casa, os agentes encontraram a ave em um viveiro improvisado, debaixo de uma escada. Já o canário estava preso em uma gaiola.

O responsável pelo imóvel, um homem de 60 anos, foi questionado sobre a documentação que autorizasse a posse dos animais, mas afirmou não ter licença. A arara estava em sua posse há 9 anos. Diante disso, as aves foram apreendidas e encaminhadas para a 126ª Delegacia de Polícia (126ª DP), onde o caso foi registrado.

A manutenção de animais silvestres em cativeiro sem permissão está prevista no artigo 29 da Lei nº 9.605/1998, que trata dos crimes ambientais. O caso seguirá para análise da autoridade competente.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias