Dois dias após o protesto de moradoras do bairro Guriri, em Cabo Frio, o secretário de Mobilidade Urbana, Josias da Swell, esteve na sede da Auto Viação Salineira nesta quarta-feira (2) e anunciou que a linha de ônibus será reforçada com mais um veículo. A medida visa reduzir os atrasos causados pela alteração no trajeto, que passou a atender o Instituto Federal Fluminense (IFF).
O ato foi realizado na noite de segunda-feira (31), na Estrada do Guriri, próximo à entrada da Reserva do Peró. Mulheres e crianças protestaram contra o novo itinerário, que estendeu o percurso até o centrinho do IFF. Segundo as manifestantes, a mudança tem causado atrasos de até duas horas na rotina de trabalhadores e demais usuários do transporte público.
Durante a visita à Salineira, o secretário explicou que o objetivo era buscar uma solução imediata em diálogo com representantes do bairro. “A gente estendeu a linha do Guriri para atender os estudantes do IFF e causou esse transtorno que vocês acompanharam. Agora estamos reunidos com lideranças do bairro para resolver o problema, e vamos colocar mais um ônibus para atender a linha”, afirmou Josias.
Ainda segundo o secretário, o reforço permitirá atender simultaneamente os estudantes do IFF, alunos de outras escolas e moradores da região. Ele afirmou que a medida foi articulada em conjunto com a empresa e que o monitoramento será contínuo.
Na noite do protesto, um representante da Auto Viação Salineira foi até o local para conversar com as moradoras e conseguiu negociar a liberação de um ônibus que estava impedido de seguir viagem. O ato transcorreu de forma pacífica.
A Secretaria de Mobilidade informou que a inclusão do novo veículo na linha será feita nos próximos dias. Reuniões com as lideranças do bairro também estão previstas para acompanhar a efetividade da mudança.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).