back to top
sábado, setembro 7, 2024
InícioRegião dos LagosArmação dos BúziosApós deslizamento de terra em 2023, família de Búzios teme que chuva...

Após deslizamento de terra em 2023, família de Búzios teme que chuva torrencial provoque nova tragédia

Denúncia aponta que, em novembro, parte de varanda de casa despencou no terreno de uma família. Agora, eles têm medo que a estrutura termine de cair após tempestade deste domingo (28)

Uma família do bairro José Gonçalves passou por grandes problemas relacionados a tempestades que atingiram Búzios no fim de 2023. À época, um deslizamento de terra provocou a queda de parte da varanda vizinha no terreno onde mora e derrubou um muro. Agora, com as chuvas torrenciais deste domingo (28), os moradores receiam que aconteça o pior e a estrutura termine de despencar. “Clamamos por socorro antes que essa casa venha a desmoronar e acabe ocorrendo uma fatalidade”, enfatizam.

Conforme relatos, a ocorrência aconteceu no final de novembro e o local chegou a ser interditado pela Defesa Civil, devido ao perigo iminente.

“Precisamos de ajuda para não ocorrer um acidente mais grave. (…) Pedimos que a prefeitura de Búzios tenha mais agilidade em resolver essa pendência que vem empurrando com a barriga desde o ano passado. (…) Clamamos por socorro antes que essa casa venha a desmoronar e acabe ocorrendo uma fatalidade pior”.

Eles afirmam, ainda, que políticos da cidade teriam prometido a ida de um engenheiro ao local, com o objetivo de realizar o projeto do muro que despencou. Entretanto, o relato aponta que, até o momento, ninguém foi até o local.

Diante dos fatos, o Portal RC24h entrou em contato com a prefeitura de Búzios, questionando quais providências serão tomadas em relação ao caso, tendo em vista que, neste período de chuvas torrenciais, o restante da estrutura pode despencar.

Em relação à varanda que despencou, o município informou que, pelo terreno ser privado, torna-se inviável a destinação de recursos públicos para melhorias no local.

Confira a nota na íntegra:

“A Prefeitura de Búzios informa que a casa em questão foi interditada no ano passado devido ao risco iminente de desabamento. As causas desse risco são atribuídas à responsabilidade do proprietário, tornando inviável a destinação de recursos públicos para melhorias no local, uma vez que se trata de um terreno de propriedade privada. Na época, a proprietária optou por permanecer na residência, mesmo com a interdição, e formalizou seu compromisso por meio da assinatura de um termo de responsabilidade.

É relevante ressaltar que a proprietária não estava, a época, classificada como pessoa em situação de vulnerabilidade social. Contudo, diante das chuvas intensas ocorridas no último domingo (28), a casa, assim como outras residências vizinhas, recebeu uma notificação de interdição reforçada. 

Neste momento, a proprietária encontra-se hospedada na residência de parentes, e a assistência social já entrou em contato com ela para averiguar quaisquer necessidades que possam surgir e providenciar o suporte adequado, como também a orientação sobre os procedimentos necessários para iniciar o processo de solicitação do benefício do aluguel social. Além disso, ela possui um canal de comunicação aberto com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda para eventuais apoios sob responsabilidade do Poder Público”.

Em relação à alegação feita pelos moradores, de que a prefeitura teria afirmado que um engenheiro iria até o local, o município afirmou que “Mantém a informação contida na nota oficial enviada (…) anterior”.

Ludmila Lopes

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo