04/04/2025 — 09:16
  (Horário de Brasília)

Após alertas para o Estado, Cabo Frio confirma risco de chuvas fortes e ventos intensos

Defesa Civil orienta população e informa que cidade será atingida entre sexta (4) e sábado (5)

Compartilhe

Após os alertas de tempestades emitidos para diversas cidades do estado do Rio de Janeiro, muitos moradores de Cabo Frio passaram a questionar se o município também seria impactado pelas instabilidades climáticas previstas. Diante das dúvidas, a Defesa Civil confirmou que há previsão de chuva moderada a forte, além de ventos intensos entre esta sexta (4) e sábado (5).

O órgão municipal, que já realiza um monitoramento preventivo, acompanha os alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que classificou o risco como elevado em várias regiões do Estado. Foram emitidos dois níveis de aviso: o alerta laranja, que prevê acumulados de chuva entre 30 mm e 100 mm por dia e ventos de até 100 km/h; e o vermelho, com possibilidade de volumes superiores a 100 mm em 24 horas, além de risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

Em razão da previsão, a Defesa Civil orienta que os moradores evitem áreas com histórico de inundação e não trafeguem por vias alagadas durante os períodos de chuva intensa. Em caso de ventania, é recomendável não se abrigar sob árvores, nem estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, devido ao risco de queda e descargas elétricas.

O órgão destaca também a importância de desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia durante tempestades, sempre que possível. Em caso de emergência, os moradores devem acionar a Defesa Civil pelos números (22) 2647-0199 e 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.

Confira a nota completa:

“A Defesa Civil de Cabo Frio informa que a previsão é de chuva moderada a forte e ventos intensos para sexta-feira (4) e sábado (5). O monitoramento da frente fria pré-frontal está sendo realizado pelo órgão municipal de forma preventiva.

Para a segurança de todos, a população deve evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos nos momentos de forte chuva. Em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Se possível, recomenda-se também desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em situação de emergência, acione a Defesa Civil pelos números 2647-0199 e 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193″

Quem também comentou sobre o alerta estadual e a previsão do tempo em Cabo Frio nos próximos dias foi Márcio Soren, presidente do Projeto Costa do Sol de Defesa Civil. Ele explicou que, com base na análise de imagens de satélite e modelos meteorológicos, há uma previsão significativa de chuva para a região:

“Quanto à previsão do tempo para o fim de semana, ao analisar as imagens de satélite e utilizar a projeção de modelos meteorológicos, concluímos previamente que, em função da passagem de uma frente fria (que chega entre hoje à noite e amanhã, sexta-feira), há 95% de previsão de chuva para amanhã e sábado (durante todo o dia e a noite). Provavelmente também choverá no domingo (pela manhã e à tarde).

Há possibilidade de ocorrência de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade entre amanhã, sexta-feira (04/04/2025), e sábado (05/04/2025). O mais preocupante é que o acumulado pluviométrico entre amanhã e sábado poderá alcançar o índice de 53mm (podendo causar transtornos nos locais com deficiência de drenagem), principalmente em Tamoios (onde a cota referente ao nível do mar é muito baixa e até negativa em alguns pontos).

Não obstante, é preciso lembrar que o sistema de captação de águas pluviais é inexistente em algumas localidades e ineficiente na maioria dos pontos (até em função do aumento da impermeabilização urbana, devido ao crescimento de estruturas edificadas e à pavimentação de vias, sem o devido redimensionamento do sistema de captação de águas de chuva).

Além disso, o sistema sofre com o assoreamento (causado pelo acúmulo de material sólido como areia, lixo etc.) e também pela falta de limpeza e desobstrução dessas galerias.

Portanto, recomendamos atenção da população durante os períodos de chuva. Fiquem atentos à previsão e à possível atualização de aviso (que faremos amanhã, ainda pela manhã)”, afirmou Soren.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias