Na semana mundial do Meio Ambiente, a prefeitura de Búzios iniciou a tão sonhada intervenção ambiental e urbanística da Lagoa de Geribá. O local, nesta primeira fase do projeto licitado, ganhará uma passarela de caminhada com ciclovia, píer, mirante e iluminação.
A empresa que ganhou licitação, já está cercando com tapumes um local nas margens da lagoa, numa área pública para ser o canteiro de obras, também está limpando e retirando a vegetação invasora com o acompanhamento da equipe da Secretaria do Ambiente para receber os instrumentos e o maquinário para iniciar a obra.
De acordo com o secretário do Ambiente e Urbanismo, Evanildo Nascimento, sem que se projetasse, isso veio acontecer exatamente na semana mundial do meio ambiente: “Então, é um sinal muito legal, pois é uma ação em que vamos implementar uma unidade de conservação, que é o Parque Lagoa de Geribá, com intervenções positivas na área de mobilidade urbana, de urbanismo no entorno da lagoa, para que haja realmente o marco físico de proteção do espelho d’água da lagoa.”
O projeto ambiental está centrado no cuidado e preservação da lagoa, com medidas de tratamento e intervenção que visam restaurar sua saúde e biodiversidade e que trará estruturação de trilhas, biorremediação da água e replantio em áreas degradadas, e a implementação de uma unidade de conservação, que é o Parque Lagoa de Geribá.
Na segunda fase do Projeto de Urbanização, o local terá área de lazer, praças e quiosques com acessibilidade e infraestrutura, visando proporcionar aos cidadãos e visitantes um ambiente harmonioso de convívio.
O impacto desse projeto transcende o âmbito local, pois a lagoa revitalizada está destinada a se tornar um ponto turístico de destaque na região, servindo como um elo entre os bairros vizinhos Geribá e Manguinhos, ligando a Praia de Manguinhos e o bairro de Geribá. A expectativa é que essa intervenção não apenas beneficie a comunidade local, mas também atraia visitantes de toda parte, promovendo o turismo sustentável e um ambiente agradável.