Com robôs-arqueólogos explorando os mistérios da humanidade, a Firjan SESI realiza, nesta quinta (4) e sexta-feira (5), das 9h às 17h, na Escola Firjan SESI Nova Iguaçu, a 7ª edição do Torneio SESI de Robótica – Regional Rio de Janeiro Powered by Equinor. Em busca de soluções inovadoras para desafios reais da sociedade, desde aplicações no cotidiano até adaptações para o ambiente profissional, os alunos da Escola Firjan SENAI SESI Região dos Lagos participam da disputa com a equipe Shark Bots, na categoria First Lego League (FLL).
O evento é aberto ao público, que poderá conhecer de perto os projetos desenvolvidos por 61 equipes de escolas de todo o estado. As inscrições são gratuitas e pode se inscrever gratuitamente pelo link.
O tema desta edição é “Unearthed” (do inglês, Desenterrado), e contará com a participação de estudantes de 9 a 15 anos de escolas públicas, privadas, ONGs e equipes de garagem (formada por grupo de amigos sem vínculo escolar) de todo o Rio e de outros estados. A competição é dividida em duas categorias: “FIRST LEGO League Challenge (FLLC)”, na qual estudantes de 9 a 15 anos são desafiados a projetar e construir robôs de pequeno porte com peças de Lego; e a “FIRST® Tech Challenge (FTC)”, em que equipes de até 15 estudantes a partir do 8º ano até o Ensino Médio devem projetar, construir, programar e operar robôs semi-industriais, competindo em um desafio em formato de aliança.
“Essa competição simula problemas concretos para que os estudantes busquem uma solução por meio da robótica e da tecnologia, desenvolvendo assim habilidades técnicas e também socioemocionais, com o trabalho em equipe. Com isso, disciplinas antes pouco tangíveis se tornam mais palpáveis, e o jovem se debruça sobre disciplinas como matemática e física de uma forma inovadora”, ressalta o gerente de Educação Básica da Firjan, Vinicius Mano.
Formada por 10 alunos, entre 11 e 14 anos de idade, a equipe Shark Bots, da Firjan SENAI SESI Região dos Lagos, competirá com o projeto SmartGidon, uma peneira totalmente regulável, criada para dar mais precisão e conforto ao trabalho arqueológico. O equipamento visa garantir mais qualidade, segurança e eficiência. Os vencedores dessa etapa se classificam para a nacional, onde vão concorrer a uma vaga no mundial em Houston, nos EUA, em 2026. A competição é oferecida pela Equinor, empresa global de energia presente no Brasil há mais de 20 anos.
O evento contará ainda com a exibição de filmes da Mostra Cine SESI e o Seminário STEAM, sobre a metodologia que integra Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, fortalecendo práticas educacionais criativas e interdisciplinares.
“Para a Equinor gerar valor local é contribuir, por meio dos negócios e iniciativas da companhia, para o desenvolvimento da sociedade. É exatamente o que estamos fazendo neste torneio de robótica, em parceria com a Firjan SESI. A jornada para o desenvolvimento das novas gerações é contínua e precisa de objetivos bem definidos e orientação inspiradora. Estamos felizes por apoiarmos esse projeto, que está alinhado neste sentido”, declara Jacopo Iorino, Diretor de Comunicação da Equinor no Brasil.
Sobre o Torneio
A FLL envolve quatro avaliações: Core Values, Design do Robô, Desafio Robô (arena) e Projeto de Inovação, que correspondem à qualidade e profundidade das pesquisas científicas, trabalho em equipe, montagem e programação realizadas para desenvolver as missões e o funcionamento em si. Já na FTC são avaliados ainda outros atributos como inovação e a criação de estratégias de gerenciamento dos projetos.
Fundada em 1989, a FIRST é uma organização americana que promove competições de robótica para inspirar jovens a se tornarem líderes nas áreas de ciência e tecnologia. Assim, a Firjan SESI organiza e participa dessas competições a fim de estimular a criatividade e o pensamento científico dos alunos, desenvolvendo habilidades de trabalho em equipe e resolução de problemas.
Sobre a Equinor
A Equinor é uma empresa internacional de energia comprometida com a criação de valor a longo prazo em um futuro de baixo carbono. No Brasil – área estratégica internacionalmente para a companhia – o portfólio crescente conta com ativos em óleo e gás (O&G) e em energias renováveis. Em O&G, a companhia desenvolve o Projeto Raia, e conta com ativos em produção, como Bacalhau e Roncador. Em renováveis a empresa possui ativos em energia solar em operação – os complexos solares Apodi e Mendubim – e o complexo híbrido Serra da Babilônia, operado pela Rio Energy, empresa líder em energia renovável onshore no país, adquirida pela Equinor em 2023.
Serviço:
Torneio SESI de Robótica – Regional Rio de Janeiro Powered by Equinor
Data: 4 e 5 de dezembro, das 9h às 17h
Local: Escola Firjan SESI Nova Iguaçu: Rua Gerson Chernichard, 1321, Luz.
Inscrições gratuitas no link: https://firjan.com.br/torneiosesirobotica







