A Secretaria de Educação de Arraial do Cabo emitiu uma nota informando que, durante a manhã desta quarta-feira (12), uma funcionária da Escola Municipal Adolpho Beranger Junior percebeu que um aluno, que estava do lado de fora da escola, estaria com uma faca. Imediatamente a servidora comunicou o fato aos dois Policias Militares do Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança), que estão de prontidão na Unidade Escolar, e após abordagem apreenderam o objeto.
A responsável pelo estudante foi chamada pela direção da Unidade de Ensino e o Conselho Tutelar acionado para acompanhar o caso. Durante conversa, o aluno teria relatado que levou o objeto para a própria proteção. Segundo informações, com medo de ataque, a própria mãe teria aconselhado o menino a levar a faca.
A Secretaria Municipal de Educação reiterou o compromisso com a segurança dos alunos e profissionais da Educação. Além dos agentes do Proeis e da Guarda Municipal que estão presentes nas 13 Escolas da Rede Municipal, durante todo o horário escolar, houve reforço na ronda policial, realizada nos horários de entrada e saída dos estudantes, e uma ação integrada com a PM para patrulhamento ostensivo.
De acordo com o Secretário de Educação do município, Bernardo Alcântara, a pasta está acompanhando o caso e vai vistoriar todas as escolas nesta quinta-feira (13). Ele destacou que as unidades estão funcionando com dois Guardas Municipais, além do aumento do efetivo do Proeis.
“É importante ressaltar, que essa é uma ação preventiva e que não existe nenhuma ameaça concreta e iminente. Esse trabalho é para tranquilizar a população, os profissionais da educação e os estudantes”, completou a nota da Secretaria.