31/03/2025 — 03:23
  (Horário de Brasília)

Aluno de São Pedro conquista 1º lugar no Brasil em fase global de prova internacional de matemática

Bernardo Vinício Manfredini venceu a etapa nacional e manteve a liderança entre os brasileiros na Singa Math, avaliação criada pelo Ministério da Educação de Singapura

Compartilhe

Morador de São Pedro da Aldeia, o estudante Bernardo Vinício Manfredini, de 11 anos, conquistou o primeiro lugar no Brasil na fase global da Singa Math — uma avaliação internacional de matemática voltada a alunos do ensino fundamental e médio, criada pelo Ministério da Educação de Singapura.

A competição reúne estudantes de diversos países e avalia habilidades de raciocínio lógico, resolução de problemas e pensamento crítico. Na etapa nacional, Bernardo também garantiu o ouro e o primeiro lugar na categoria em que participa.

Cursando o 7º ano do ensino fundamental, Bernardo se destacou entre estudantes de todo o país. “Foi uma prova desafiadora, e precisei me dedicar muito, mas valeu a pena”, relatou o estudante.

Além da medalha de prata na fase global — mantendo-se como o melhor colocado entre os brasileiros —, o estudante também obteve conquistas em outras olimpíadas do conhecimento. Na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas), conquistou ouro na etapa regional do Rio de Janeiro e prata na nacional. Também se destacou na ONC (Olimpíada Nacional de Ciências), ONANO (Olimpíada Brasileira de Nanotecnologia), Canguru de Matemática Brasil, Copernicus de Matemática e OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica).

Entusiasta da cultura escolar olímpica, Bernardo vê nessas competições uma forma de estimular não apenas os próprios estudos, mas também o interesse de outras crianças ao seu redor. Para ele, as olimpíadas permitem testar conhecimentos e aprofundar temas conforme a afinidade de cada participante. Muitas vezes, estudantes iniciam nesses desafios sem grandes expectativas e acabam descobrindo talentos que não sabiam ter ou motivos para se dedicar mais aos estudos.

Sua família incentiva a participação como uma atividade extracurricular, ao lado de esportes e tempo livre, e destaca que as olimpíadas são oportunidades para desenvolver estratégias de administração de tempo, pensamento lógico, escrita, interpretação, frustração e autocontrole. “Por causa dessas competições, pude conhecer muitas pessoas que compartilham o mesmo gosto por olimpíadas, e muitas viraram meus amigos”, completou o estudante.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias