Na manhã desta terça-feira (4), Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate à Endemias (ACE) de Cabo Frio se reuniram em frente à prefeitura municipal para protestar contra a falta de repasse do piso salarial nacional da categoria e sobre o processo seletivo.
Os manifestantes reivindicam o pagamento imediato da equiparação do piso salarial com o valor de dois salários mínimos, conforme determina a lei federal.
Segundo os ACS, o município já recebeu os recursos do governo federal para arcar com as despesas, mas ainda não os repassou aos trabalhadores.
Vale lembrar, que em dezembro de 2023 a cidade recebeu um repasse de R$ 55,4 milhões pelo Ministério da Saúde para investimentos na pasta. O questionamento da população é ‘onde foi parar esse dinheiro?’.
A Prefeitura de Cabo Frio informou que na tarde dessa terça-feira (4) o secretário de Saúde de Cabo Frio, Bruno Alpacino, recebeu representantes dos Agentes Comunitários de Saúde, onde ouviu as demandas da categoria, entre elas o incentivo financeiro anual e o processo seletivo.
Um novo encontro acontecerá nos próximos quinze dias, onde será apresentado à categoria a viabilidade financeira do município sobre o pagamento desse benefício.