Nesta quinta-feira (18), Pedro Canellas, especializado em Direito Eleitoral, foi convidado do 129º episódio do RC Cast. Durante o bate-papo, ele comentou sobre as regras da pré-campanha, convenções e campanha.
Canellas também comentou sobre alguns casos polêmicos de pré-candidaturas da Região dos Lagos, como a de Marquinho Mendes, em Cabo Frio, Andinho Brito, em Arraial do Cabo, e Cláudio Chumbinho, em São Pedro da Aldeia.
Marquinho Mendes, Cabo Frio
O primeiro caso comentado pelo advogado foi o de Marquinho Mendes, que teve a candidatura impugnada em 2016. Canellas afirma que, à época, o pré-candidato tivesse o ouvido, Cabo Frio não teria passado por uma eleição suplementar, porque havia o alertado que ele não teria condições de concorrer.
Pedro compartilhou que Marquinho o consultou há um tempo e que, até aquele momento, ele tinha apenas dois processos. Contudo, depois disso, o pré-candidato teve uma condenação no Tribunal de Contas e outras duas na Câmara de Vereadores de Cabo Frio, com a reprovação das contas. Diante disso, em sua visão, Marquinho terá dificuldades em registrar candidatura.
Andinho Brito, Arraial do Cabo
Em relação ao caso de Andinho, ex-prefeito e pré-candidato, Pedro afirmou não ter conhecimento aprofundado, contudo, pelo que leu sobre, viu que ele teve duas contas reprovadas, sendo uma em 2023 e outra no ano de 2021. Para o advogado, esse fator pode prejudicar bastante o ex-prefeito em registrar sua candidatura.
Cláudio Chumbinho, São Pedro da Aldeia
Por fim, Canellas comentou sobre Cláudio Chumbinho, ex-prefeito e pré-candidato de São Pedro da Aldeia. Conforme Pedro, dos três casos, esse seria o “menos complicado”. Canellas contou que o ex-prefeito tinha duas condenações, sendo que uma, já expirou. A outra, para ele, não geraria inegibilidade.
Ainda durante o bate-papo, Pedro comentou sobre o caso de Alexandre Martins, que chegou a ser afastado durante dois meses e meio.
Outros temas, como os royalties de Búzios, também foram abordados. Veja a entrevista completa:
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).