back to top
sábado, setembro 7, 2024
InícioPolíticaAdvogado avalia que Marquinho e Andinho estão inelegíveis

Advogado avalia que Marquinho e Andinho estão inelegíveis

Pedro Canellas, advogado especializado em direito eleitoral, participou do 129º episódio do RC Cast e deu parecer sobre candidaturas em Cabo Frio, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia

Nesta quinta-feira (18), Pedro Canellas, especializado em Direito Eleitoral, foi convidado do 129º episódio do RC Cast. Durante o bate-papo, ele comentou sobre as regras da pré-campanha, convenções e campanha.

Canellas também comentou sobre alguns casos polêmicos de pré-candidaturas da Região dos Lagos, como a de Marquinho Mendes, em Cabo Frio, Andinho Brito, em Arraial do Cabo, e Cláudio Chumbinho, em São Pedro da Aldeia.

Marquinho Mendes, Cabo Frio

O primeiro caso comentado pelo advogado foi o de Marquinho Mendes, que teve a candidatura impugnada em 2016. Canellas afirma que, à época, o pré-candidato tivesse o ouvido, Cabo Frio não teria passado por uma eleição suplementar, porque havia o alertado que ele não teria condições de concorrer.

Pedro compartilhou que Marquinho o consultou há um tempo e que, até aquele momento, ele tinha apenas dois processos. Contudo, depois disso, o pré-candidato teve uma condenação no Tribunal de Contas e outras duas na Câmara de Vereadores de Cabo Frio, com a reprovação das contas. Diante disso, em sua visão, Marquinho terá dificuldades em registrar candidatura.

Andinho Brito, Arraial do Cabo

Em relação ao caso de Andinho, ex-prefeito e pré-candidato, Pedro afirmou não ter conhecimento aprofundado, contudo, pelo que leu sobre, viu que ele teve duas contas reprovadas, sendo uma em 2023 e outra no ano de 2021. Para o advogado, esse fator pode prejudicar bastante o ex-prefeito em registrar sua candidatura.

Cláudio Chumbinho, São Pedro da Aldeia

Por fim, Canellas comentou sobre Cláudio Chumbinho, ex-prefeito e pré-candidato de São Pedro da Aldeia. Conforme Pedro, dos três casos, esse seria o “menos complicado”. Canellas contou que o ex-prefeito tinha duas condenações, sendo que uma, já expirou. A outra, para ele, não geraria inegibilidade.

Ainda durante o bate-papo, Pedro comentou sobre o caso de Alexandre Martins, que chegou a ser afastado durante dois meses e meio.

Outros temas, como os royalties de Búzios, também foram abordados. Veja a entrevista completa:

Ludmila Lopes

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo