07/10/2026 — 16:06
  (Horário de Brasília)

Acusado de matar ex-companheira a facadas em Macaé tem primeira audiência em novembro

Audiência de Instrução e Julgamento está marcada para 25 de novembro; Ezequiel Cordeiro dos Santos responde pelo feminicídio de Tuani Maia Nascimento, morta com mais de 20 golpes de faca.

Compartilhe

A Justiça de Macaé marcou para 25 de novembro, às 16h, a primeira audiência do processo que apura o feminicídio de Tuani Maia Nascimento, de 33 anos. A vítima foi morta com mais de 20 golpes de faca no dia 1º de agosto, dentro do estabelecimento comercial onde trabalhava. O ex-companheiro dela, Ezequiel Cordeiro dos Santos, de 38 anos, é acusado pelo crime e permanece preso à disposição da Justiça.

A audiência de Instrução e Julgamento, determinada pelo juiz Victor Vasconcellos de Mattos, será uma das etapas de produção de provas do processo. Nesta fase, testemunhas indicadas pela acusação deverão ser ouvidas, além do próprio acusado. A partir desses depoimentos e dos demais elementos reunidos, o processo seguirá para as próximas etapas previstas pela legislação.

O caso já tinha um histórico de violência doméstica. Em junho, Tuani procurou a 123ª Delegacia de Polícia de Macaé (123ª DP) para relatar ameaças e violência psicológica atribuídas ao ex-companheiro. Com base na Lei Maria da Penha, medidas protetivas de urgência foram solicitadas e concedidas pela Justiça.

Segundo os documentos da investigação, Tuani havia decidido encerrar definitivamente o relacionamento em 10 de junho, depois de aproximadamente cinco anos e seis meses de convivência. Após a separação, ela relatou à polícia que Ezequiel teria feito ameaças e chantagens para tentar convencê-la a reatar.

A medida protetiva ainda estava em vigor quando ocorreu o assassinato. Após o ataque, Ezequiel tentou tirar a própria vida e foi levado ao Hospital Público de Macaé, onde permaneceu internado sob custódia policial. A faca apontada como utilizada no crime foi apreendida e encaminhada para perícia.

O acusado recebeu alta médica em 24 de agosto e foi levado à 123ª DP no dia seguinte. Depois dos procedimentos policiais, foi transferido para uma unidade prisional da Seap, em Campos dos Goytacazes, onde permanece preso.

A Polícia Civil também realizou perícia no estabelecimento onde Tuani foi morta e informou que imagens de câmeras da Prefeitura de Macaé e de imóveis comerciais da região seriam analisadas para auxiliar na investigação.

A reportagem tentou contato com a defesa de Ezequiel Cordeiro dos Santos, mas não localizou manifestação até o momento. O espaço segue aberto para posicionamento.

letys
MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem – Site do(a) autor(a)

Jornalista pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi e graduada em Comunicação Social pela Universidade Veiga de Almeida.

Repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023. Também é repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora e criadora de conteúdo para Web 3.0.

Atuou como produtora e repórter na Lagos TV, coordenadora de programação na InterTV - afiliada Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias