Erick Figueira Braga, de 27 anos, um dos principais envolvidos na morte de Douglas da Silva Santiago Pires, de 39 anos, ocorrida em maio deste ano em Cabo Frio, foi preso na última terça-feira (28) durante a operação Contenção, deflagrada nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro.
O crime ocorreu no dia 17 de maio, no interior e no exterior de uma residência situada na Rua Pacas, no bairro Unamar, no distrito de Tamoios. O irmão de Erick, Mayk Figueira Braga, de 21 anos, já havia sido preso no dia 3 de outubro. Desde o início de outubro, o Disque Denúncia havia divulgado um cartaz solicitando informações sobre a localização de Erick para auxiliar nas investigações da 126ª Delegacia de Polícia (126ª DP).
De acordo com os registros do processo, Douglas esteve na residência da irmã de criação, onde também se encontravam Erick, Mayk e outras pessoas. Um desentendimento entre os presentes resultou em agressões contra a vítima. Testemunhas relataram que Mayk imobilizou Douglas enquanto Erick desferiu golpes, incluindo um salto sobre o abdômen da vítima, causando graves lesões.
O laudo necroscópico confirmou que Douglas faleceu em 28 de julho de 2025 em decorrência de “politraumatismo toracoabdominal por ação mecânica de natureza contundente”, ou seja, das lesões sofridas durante as agressões. Mensagens enviadas por Erick à esposa da vítima, horas após as agressões, em tom de deboche, reforçam a responsabilidade dos irmãos.
Com base nas provas documentais, depoimentos de testemunhas e reconhecimentos fotográficos, a Justiça determinou a prisão preventiva de Erick Figueira Braga pelo crime de homicídio qualificado, expedida pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Cabo Frio.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.






