Acontece nesta quarta-feira (7) o Fórum de Comunicação, com o objetivo de debater importantes assuntos da área, como violência contra jornalistas, a importância do diploma para atuação profissional e fake news. O evento, com entrada gratuita mediante inscrição local, ocorrerá na sede da Universo, no Centro de Niterói, a partir das 13h.
A iniciativa é do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro e contará com a presença do palestrante Jourdan Amora, diretor do Diário A Tribuna e do semanário Jornal de Icaraí.

Jourdan é jornalista há mais de 60 anos e possui uma trajetória significativa na área, sendo inclusive criador do Museu da Imprensa em Niterói.
Outros profissionais que confirmaram participação como palestrantes e debatedores no evento são os jornalistas Luiz Claudio Latgé, Marcos Gomes e Dulce Tupy, além de Mário Sousa, que também é presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro.
Além deles, outros profissionais também marcarão presença. Kátia Falcão, também jornalista, coordena o Curso de Jornalismo da Universo. O radialista e jornalista Claudio Salles estará presente, junto a Nadine Borges, a Secretária Municipal de Direitos Humanos da Prefeitura de Niterói. A Mestra em Direitos Humanos, Paula Caldeira, estará presente, bem como o jornalista e professor Rodrigo Gomes, o advogado e colunista político Célio Junger e Ismael Maciel, jornalista e designer gráfico.


Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.