04/07/2025 — 16:28
  (Horário de Brasília)

Ações preventivas e emergenciais reduzem alagamentos em Rio das Ostras

Desobstrução de redes e recuperação de vias são realizadas em diversos bairros; lixo irregular agrava situação dos alagamentos

Compartilhe

As fortes chuvas que atingiram Rio das Ostras nesta semana mobilizaram as equipes da Secretaria de Manutenção de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas para uma série de ações emergenciais voltadas ao escoamento de água acumulada em diferentes regiões do município. Segundo a Prefeitura, desde o início da atual gestão, a prioridade tem sido a limpeza de canais e a desobstrução das redes de drenagem pluvial.

A atuação emergencial inclui serviços em bairros como Jardim Mariléa, São Cristóvão, Âncora, Casa Grande, Nova Cidade, Cidade Praiana, Jardim, Bela Vista, Ouro Verde, Enseada das Gaivotas, Terra Firme e Loteamento Atlântica. Nessas áreas, os trabalhos envolvem a retirada de bolsões de água que, segundo a Prefeitura, têm como principal causa o descarte irregular de lixo em vias públicas e bocas de lobo.

Além do escoamento, a gestão municipal também realiza intervenções nas vias não pavimentadas, especialmente afetadas pelas chuvas. No bairro Âncora, por exemplo, foi feita a recuperação da Rua Bouganville, que integra o trajeto de linhas de transporte público. A medida tem como objetivo garantir a mobilidade e segurança dos moradores. A mesma localidade segue recebendo obras de manutenção no sistema de drenagem.

Outra frente de trabalho nesta semana foi registrada na Extensão do Bosque, onde equipes atuaram na limpeza das vias e das redes pluviais. Já no Serramar, ações anteriores de prevenção haviam removido mais de 100 toneladas de resíduos do sistema de drenagem.

De acordo com a Prefeitura, a atuação preventiva começou ainda em janeiro, no início da atual administração, com foco em áreas que estavam há anos sem manutenção. Entre os pontos críticos atendidos, está a região próxima à Clínica da Família e ao Cemitério do Âncora, de onde foram retiradas mais de 35 toneladas de dejetos.

No Centro da cidade, a Avenida Alcebíades Sabino, em frente à sede da Prefeitura, que historicamente registrava alagamentos, apresenta agora escoamento considerado satisfatório. O mesmo ocorre na área comercial central, entre as ruas Novo Rio das Ostras e Laranjeiras, e na Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, no bairro Palmital. Nestes locais, as ações preventivas impediram novos episódios de acúmulo de água.

Apesar dos investimentos em infraestrutura e manutenção, a Prefeitura aponta que o descarte inadequado de lixo continua sendo um dos principais entraves para o funcionamento do sistema de drenagem. Segundo a administração, embora o serviço de coleta e varrição seja regular, a população deve colaborar, colocando o lixo ensacado apenas nos locais e horários estabelecidos pela coleta.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias