A Secretaria de Mobilidade Urbana de Cabo Frio executou uma operação entre quinta-feira (20) e domingo (23), período do feriado da Consciência Negra, com foco em fiscalização de veículos, monitoramento de acessos e identificação de práticas irregulares no transporte de passageiros.
Durante a atuação, foram registradas dez abordagens a vans, com três autuações por descumprimento de decreto. Sete ônibus de turismo foram fiscalizados fora do terminal, sete veículos receberam autuações por estacionamento irregular e um veículo foi apreendido por transporte irregular de passageiros. Outro automóvel foi autuado com base no Código de Trânsito Brasileiro e pela Guarda Marítima e Ambiental. A operação também registrou a condução de um flanelinha no Canto do Forte e de uma pessoa no Lido por prática de flanelagem.
As equipes iniciaram os trabalhos nas primeiras horas de quinta-feira, com intervenções montadas às 4h30 nas entradas da cidade para acompanhar a chegada de turistas. No Terminal de Ônibus de Turismo (TOT), em Porto do Carro, 76 veículos ingressaram no município. As rondas foram ampliadas ao longo do dia para coibir flanelagem, impedir a circulação de veículos não autorizados e reforçar ações contra transporte irregular, em apoio à Polícia Civil.
Entre sexta-feira e domingo, o foco se concentrou no fluxo de saída. A Secretaria manteve equipes na rodoviária municipal para acompanhar o retorno dos visitantes por meio de transporte regular e evitar abordagens indevidas. Três pessoas foram conduzidas à delegacia por envolvimento em atividades relacionadas a “lotadas”.
As equipes também realizaram ações de ordenamento nos acessos às praias. Na Duna Mãe, um veículo foi removido e autuado por estar na faixa de areia, em intervenção realizada com a Guarda Marítima e Ambiental.















