19/02/2025 — 02:36
  (Horário de Brasília)

Acidentes com motos na Região dos Lagos lotam leitos do Hospital Estadual Roberto Chabo

Unidade registrou quase 1.500 atendimentos a motociclistas feridos no último ano

Compartilhe

O número de acidentes envolvendo motociclistas tem aumentado na Região dos Lagos, segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro. O Hospital Estadual Roberto Chabo (HERC), em Araruama, referência no atendimento a pacientes politraumatizados para nove municípios da região, registrou 1.494 ocorrências em 2024. No ano anterior, foram contabilizados 1.044 acidentes, representando um aumento superior a 40%.

Nesta semana, um jovem de 23 anos teve morte cerebral confirmada. A família, após ser informada, autorizou a doação de órgãos. Além dos pulmões, pâncreas, córneas e fígado, a equipe do hospital também captou o coração. Um corredor de agradecimento foi formado pelos funcionários da unidade. O paciente era casado, e a esposa está grávida de seis meses.

“Agradecemos a generosidade da família, que, mesmo em um momento tão difícil, optou por salvar outras vidas, autorizando a doação dos órgãos do ente querido”, afirmou a enfermeira Michele Guedes, coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do hospital.

Enquanto a equipe do Centro de Tratamento Intensivo levava o paciente para o centro cirúrgico, outro motociclista acidentado era transferido para a enfermaria após permanecer cinco dias no CTI em estado grave.

O motoboy João Mendes, de 20 anos, foi atropelado por um motorista alcoolizado. Socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Centro de Trauma do HERC, chegou em estado gravíssimo, foi estabilizado e passou por cirurgia. Após quase três horas de intervenção, teve a perna esquerda amputada. No momento, seu estado de saúde é estável.

O diretor do Hospital Estadual Roberto Chabo, o médico ortopedista Mário Jorge Espinhara, destacou o aumento de pacientes jovens vítimas de acidentes com motocicletas.

“A mistura de álcool e direção, assim como o uso do celular e o desrespeito às leis de trânsito, entre outras causas, têm lotado os leitos do hospital com jovens com graves traumatismos. Quando sobrevivem, muitos ficam com sequelas permanentes”, explicou o médico.

O Centro de Trauma do Hospital Estadual Roberto Chabo está em funcionamento há oito meses e é referência no atendimento a pacientes com múltiplos traumas em nove municípios da Região dos Lagos. A unidade conta com equipe multiprofissional e tecnologia de ponta.

Os pacientes chegam ao hospital por meio do Corpo de Bombeiros, Samu, Polícia Militar, concessionárias que administram as rodovias da região e pelas Centrais de Regulação dos municípios de Araruama, Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Saquarema.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo