27/04/2025 — 21:10
  (Horário de Brasília)

Acervo Marcio Werneck entrega digitalização histórica em evento no Charitas, em Cabo Frio

Mais de 30 anos de material, incluindo slides, negativos e entrevistas com personalidades cabo-frienses e buzianas ficarão disponíveis gratuitamente para preservar a história da Região dos Lagos. Evento acontece nesta terça-feira (9), às 16h

Compartilhe

Nesta terça-feira (9), às 16h, no Charitas, o Acervo Marcio Werneck, dedicado à preservação da história da Região dos Lagos, entregará à população a digitalização de mais de 30 anos de material, incluindo mais de 1.500 slides, negativos e cerca de 80 entrevistas com personalidades de Cabo Frio e Búzios. O projeto, financiado pelo primeiro edital da Secretaria Especial de Integração Metropolitana do Rio de Janeiro (SEIM) em 2022, tem como objetivo facilitar o acesso ao acervo e preservar a história local.

Desde o início de maio, o material digitalizado vem sendo disponibilizado gratuitamente no site do Acervo Marcio Werneck e no YouTube, resultado de um processo iniciado em 2014. Durante a entrega oficial do projeto, haverá uma apresentação do trabalho desenvolvido pelo acervo em seus 9 anos de existência e do processo realizado no último projeto.

Como contrapartida ao patrocínio da iniciativa, foram realizadas duas lives no Instagram @acervomarciowerneck. A primeira, com Margareth Alves, Diretora do Centro Histórico da Câmara de Cabo Frio, ocorreu no dia 2 de maio, às 16h, e abordou o trabalho com o arquivo da casa legislativa cabofriense. A segunda, com Casé da QLegal Filmes, responsável pela digitalização dos negativos e slides, foi no dia 3 de maio, às 16h. Ambas estão disponíveis no feed do Instagram.

A jornalista Maria Werneck, idealizadora e gestora do projeto, afirma que a conclusão dessa etapa do material físico representa um marco importante para o acervo que agora se prepara para a próxima fase, focada nos livros e materiais publicados. A equipe está satisfeita com os resultados alcançados e aberta a novas parcerias que colaborem com a preservação da história da Região dos Lagos.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias