Uma operação conjunta realizada nesta terça-feira (15) flagrou pontos de despejo clandestino de esgoto na Lagoa de Araruama e identificou casos de furto de água em bairros de São Pedro da Aldeia e Cabo Frio. A ação, chamada de Operação Tolerância Zero, foi coordenada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) com apoio da Polícia Ambiental, da Polícia Civil, de representantes das secretarias de Meio Ambiente dos dois municípios e da concessionária Prolagos.
Em São Pedro da Aldeia, após trabalho de investigação e monitoramento, foram identificadas duas empresas lançando esgoto irregularmente na lagoa, nos bairros Camerum e São João. Além disso, um lava-jato teve as atividades interrompidas por despejar resíduos de óleo diretamente no corpo hídrico.
Já em Cabo Frio, nos bairros Palmeiras e Ilha da Conceição, a operação constatou dois locais que exerciam atividades sem o devido licenciamento ambiental. Todos os responsáveis foram autuados pelo Inea.
Durante a ação, também foram identificadas ligações clandestinas de água — os chamados “gatos” — em seis pontos diferentes: nos bairros São João, em São Pedro, e Monte Alegre e Boca do Mato, em Cabo Frio. Duas pessoas foram levadas à delegacia, ouvidas como testemunhas e liberadas, já que não eram as responsáveis diretas pelos imóveis.
O gerente de Serviços da Prolagos, Ricardo Crescencio, reforçou o compromisso da concessionária com a proteção ambiental: “Apoiar ações como essa reforça nosso compromisso em proteger a Lagoa de Araruama e garantir a preservação do meio ambiente”.
Além de crime previsto no artigo 155 do Código Penal, o furto de água compromete o sistema de abastecimento, causando perda de pressão na rede, risco de contaminação e danos estruturais. A Prolagos disponibiliza um canal de denúncias anônimas pelo número 0800 70 20 195, por ligação ou WhatsApp.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.