Em uma força-tarefa realizada nesta quarta-feira (28), a Prolagos e as prefeituras de Armação dos Búzios e Arraial do Cabo realizaram vistorias técnicas que flagraram obstruções no sistema de esgoto e drenagem. Os locais são atendidos por rede separativa de esgoto da concessionária e os responsáveis pelas irregularidades serão orientados sobre a destinação correta dos resíduos e a necessidade de se conectar ao sistema. Durante as inspeções, as equipes encontraram desde detritos de uso pessoal e embalagens comerciais até grandes placas de gordura solidificada.
Em Búzios, a Prolagos acompanhou a Secretaria municipal de Drenagem e Saneamento em pontos estratégicos, como o cruzamento das ruas Rio de Janeiro e São Paulo, às margens da Lagoa de Geribá. No local, que conta com rede separativa de esgoto, foi necessária a utilização de um caminhão de sucção (vacol) para desobstruir a rede de drenagem, tomada por lixo e uma grande quantidade de gordura. Em outros pontos, o acúmulo de detritos, como embalagens de isopor, copos plásticos e até um chinelo, gerava retenção de água. Depois, as equipes foram à Lagoa de Geribá. No local, foi vistoriado o extravasor que direciona a água da lagoa em tempos de cheia para a rede de drenagem e, posteriormente, para a praia de Manguinhos. Lá, as equipes constataram que o sistema opera normalmente, apesar de também terem sido encontradas grandes quantidades de lixo na saída da lagoa para o sistema de drenagem.
“Atuamos em apoio às prefeituras para inspecionar a rede de drenagem, para que continue operando com eficiência e segurança. Estamos trabalhando de forma preventiva para auxiliar na desobstrução do sistema, caso necessário, removendo o lixo e a gordura que impedem o escoamento correto. Mas, além de inspecionar, nosso intuito é sempre estar ao lado do poder público e da população orientando sobre o modo correto de destinar os resíduos. Contamos sempre com a consciência do cidadão com o descarte correto do próprio lixo pela proteção do meio ambiente. Esse material encontrado na lagoa e nas galerias, além de gerar um grande problema para o sistema de esgotamento sanitário, podem acabar sendo levados para as praias, e não queremos que isto aconteça”, disse o coordenador de Projetos da Prolagos, Weslley Pereira.
Outro local visitado foi a Rua Maurício Dutra, próximo à orla de Manguinhos. O local também possui rede separativa. Na vistoria, ficou constatado que o sistema da concessionária e o de drenagem municipal estão operando normalmente.
Durante as chuvas, é comum que materiais como folhagens e resíduos urbanos sejam arrastados das vias públicas para os bueiros e galerias pluviais. Nesse percurso, misturam-se ao óleo e ao lixo descartado incorretamente por residências e comércios, nas ruas e na rede de drenagem. Todo esse material parado nas redes se decompõe, formando uma massa orgânica com coloração escura e odor. Na ação, a concessionária deu apoio ao município na limpeza das redes, poços de visita e bueiros, gerando ainda maior segurança para a operação dos sistemas.
“Acho importante, sempre, tirar a prova real para saber se, de fato, o resultado de um trabalho está correto. E a operação desta manhã aqui na Rua Maurício Dutra, em Manguinhos, foi para isso. Viemos inspecionar e confirmar que o que sai na Praia de Manguinhos é a rede de drenagem funcionando. Este é um trabalho preventivo junto com a Prolagos”, comentou o secretário de Drenagem e Saneamento de Búzios, Aziel Vieira.
Já na Prainha, em Arraial do Cabo, a força-tarefa com a Secretaria de Ambiente e Saneamento focou na verificação do sistema de esgoto da concessionária. A presença de gordura descartada incorretamente na rede, principalmente por quiosques e restaurantes, foi um dos pontos críticos, exigindo a desobstrução imediata das tubulações.
A gordura descartada irregularmente entope as redes, tanto de drenagem quanto de esgoto. Nas tubulações, ela se solidifica causando as obstruções e, consequentemente, mau cheiro e possível retorno do efluente. Em todos os casos identificados, os responsáveis pelos imóveis serão comunicados sobre o prazo de adequação pela concessionária.
















Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.






