12/07/2025 — 21:52
  (Horário de Brasília)

Ação conjunta em Cabo Frio mira combate à flanelagem

Agentes da Guarda Municipal, Proeis e 25º BPM estiveram em áreas públicas da cidade para combater pessoas que estivessem explorando a cobrança ilegal

Compartilhe

Nesta sexta-feira (9), agentes da Guarda Municipal, do PROEIS e do 25° BPM, realizaram, às 9h, uma operação itinerante de combate à presença de pessoas que estejam explorado a cobrança ilegal, atitude também conhecida como “flanelagem”, em áreas públicas de Cabo Frio.

Ao todo, participaram 21 agentes, seis viaturas e um ônibus. Uma pessoa foi encaminhada para a Delegacia de Polícia.

Segundo a Secretaria de Segurança, somente neste ano, mais de 100 flanelinhas foram levados à 126ª DP. A tendência, segundo a pasta, é que, em feriadões, como o de Corpus Christi, a presença dessas pessoas nas ruas cresça ainda mais, já que, após serem encaminhados à delegacia e terem suas suas situações verificadas, acabam sendo liberados e continuam na prática.

Vale pontuar que a prática de “flanelagem” não consta no código penal como crime. Para que seja ilícito, o flanelinha precisa ser denunciado por extorsão, ação que abrange a conduta de constranger alguém a fazer, tolerar ou deixar de fazer algo sob violência ou grave ameaça, com o objetivo de ganhar vantagem indevida.

Neste tipo de situação, a Secretaria de Segurança enfatiza que é fundamental a presença de testemunhas, pois só assim existirá detenção.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias