As comemorações em homenagem à Nossa Senhora da Assunção, padroeira de Cabo Frio, começaram nesta quinta-feira (14) com muita música, fé e celebração na Praça Porto Rocha, no Centro da cidade.
Além dos shows no palco principal, o público pôde aproveitar uma variedade de opções nos estandes gastronômicos e adquirir produtos do artesanato local. O evento é uma realização da Paróquia Nossa Senhora da Assunção e conta com o apoio da Prefeitura de Cabo Frio.
O artesanato oferece muitas lembrancinhas e recordações da festa. Quem passava pela barraquinha dos fantoches de pelúcia parava para conhecer o trabalho do artesão João Batista, que há pelo menos 27 anos expõe em feiras de artesanato na região.
“Os bonecos de pelúcia e espuma são manipulados, dando liberdade de movimento. Este ano a estrutura está espetacular, recebemos todas as condições para atender ao público. Comecei com o pé direito, todos passam para conhecer melhor o colorido dos personagens de historinhas e bichinhos”, comentou o artesão.
A festa conta com a participação especial de coletivos e associações de artesanato e de produtores rurais, que reforçam o caráter cultural e comunitário do evento. Entre os grupos presentes estão o Coletivo Agora que São Elas, Artesãos da Praça do Moinho, Artesãos da Praça da Cidadania, Coletivo Feira Cultural e o Coletivo Artesanato Peró, dentre outros expositores.
A abertura da programação musical ficou por conta da banda Herança de Deus, que emocionou o público com mensagens de esperança e devoção. Em seguida, o grupo New Bossa encerrou a noite com um repertório repleto de clássicos da Música Popular Brasileira, animando quem ficou até o último acorde.




Morador há 22 anos do bairro Recanto das Dunas, o educador Leonardo Lopes compareceu com a família, a esposa Márcia e a filha Maria Giovana, após a missa, para curtir a abertura dos festejos. “A gente vem todos os anos, gostamos muito. É uma festa de família, tranquila, à moda antiga, onde as pessoas podem se sentar, comer bem e aproveitar uma música boa. Tem pessoas que vêm de outro estado para prestigiar o evento. Fico muito feliz em ver que a Prefeitura e a Paróquia estão mantendo essa tradição com organização e segurança. Parabéns ao pároco Marcelo e ao prefeito Dr. Serginho por esse incentivo. A festa está linda”, destacou.
Para garantir a segurança e o ordenamento da festa, equipes da Guarda Civil Municipal e da Mobilidade Urbana, além da Polícia Militar, estiveram presentes durante toda a programação.
Vale destacar que a Avenida Nossa Senhora da Assunção está fechada temporariamente. Desvios e orientação de trânsito estão sendo realizados por agentes de trânsito, garantindo a fluidez e a segurança de motoristas e pedestres.
A festa continua até domingo (17), com programação para toda a família:
- Sexta-feira (15) – Dia da Padroeira
20h – Angel Duarte
22h – Paula Toller
- Sábado (16)
20h – Felippe Secco
22h – Tiee - Domingo (17)
12h – Jero
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.