back to top
28/11/2024 — 08:45
  (Horário de Brasília)

Abatedouro clandestino é fechado em Araruama após fiscalização do Inea e Polícia Civil

O Inea informou que, ao percorrer o local, a equipe constatou contaminação do solo por sangue e restos de carcaças dos animais abatidos, descartados diretamente no chão

Compartilhe

Nesta terça-feira (12), um abatedouro clandestino foi fechado em Araruama, na Região doa Lagos do Rio, após uma fiscalização do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Superintendência Lagos São João, e da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA).

A ação foi realizada a partir de denúncia recebida pelo órgão ambiental estadual.

De acordo com o Inea, após um levantamento prévio e investigações, os técnicos e os agentes vistoriaram uma propriedade particular situada no distrito de São Vicente, onde encontraram um abatedouro que operava sem licença ambiental e demais documentos, como alvará de funcionamento e autorização sanitária.

O Inea informou que, ao percorrer o local, a equipe constatou contaminação do solo por sangue e restos de carcaças dos animais abatidos, descartados diretamente no chão.

No local, havia ainda, segundo o Instituto, uma máquina frigorífica onde eram realizados cerca de 40 abates por semana sem os devidos cuidados com a higiene e com o meio ambiente.

O abatedouro foi fechado e o dono da propriedade particular foi encaminhado para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, onde prestou esclarecimentos.

Segundo o Inea, ele foi autuado com base na Lei Estadual nº 3.467/2000 por operar empreendimento sem licença ambiental e por contaminação do solo e responderá por crime ambiental.

*Com informações do G1.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo