O abastecimento de água em Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, está temporariamente impactado devido à falha de energia elétrica da Enel na Estação de Tratamento de Água (ETA) da Prolagos. Assim que foi identificada a situação, às 8h desta sexta-feira (17), a Prolagos prontamente atuou com o uso de geradores para reduzir os impactos da falha.
Desde o dia 1º de novembro, o sistema de distribuição de água da concessionária tem sofrido com constantes oscilações de energia elétrica. Na segunda-feira (13), as falhas atingiram a estação de tratamento, além de estações de bombeamento primordiais para o abastecimento da região. O sistema como um todo continua sofrendo com oscilações com danos a equipamentos e prejudicando a plena retomada do sistema de distribuição de água.
Como forma emergencial de atendimento à população, a Prolagos está antecipando as ações de reforço do Plano Verão 2023/2024, previsto originalmente para começar na segunda quinzena de dezembro. No entanto, mesmo com todas as medidas de reforço, com a forte onda de calor registrada nos últimos dias e o feriado nacional, que trouxe mais de 200 mil turistas para a Região dos Lagos, o consumo de água aumenta, o que pode impactar na recuperação do sistema.
A Prolagos ressalta que possui equipes exclusivas dedicadas na operação e manutenção do sistema de abastecimento e mantém contato permanente com lideranças comunitárias e associações de moradores. Para atender as ocorrências pontuais, o abastecimento está sendo reforçado nas áreas mais impactadas através de caminhões-pipas para os imóveis que possuem reservatórios, como caixas d’água e cisternas.
A concessionária agradece a compreensão da população e recomenda que os clientes priorizem o uso da água para atividades essenciais até que o abastecimento esteja normalizado. Casos emergenciais podem ser informados por WhatsApp e telefone através do número 0800 7020 195, ou em uma das lojas de atendimento da concessionária.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.